25/01/2021

Campus Canguaretama é contemplado com Programa de Eficiência Energética

  Voltar
Portal IFRN

Através de solicitação realizada pela Diretoria de Administração, o IFRN Campus Canguaretama acaba de ser contemplado com o projeto Eficientização de Edificações que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A ação consiste na substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas LED, sem custos para a Instituição. Foram trocadas mais de 2 mil lâmpadas, o que deve gerar uma economia energética estimada em 40% no sistema de iluminação que recebeu a ação.

O processo foi iniciado em março de 2020, com ofício assinado pela diretora de Administração do Campus, Fabiana Melo. Com a pandemia de Covid-19, foi necessária uma pausa, com os trabalhos sendo retomados em dezembro e concluídos em oito de janeiro de 2021. A ação foi supervisionada e acompanhada pelo engenheiro David Mousinho, do IFRN Canguaretama.

A empresa responsável pela ação de Retrofit foi a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI), prestadora de serviços à Cosern. O Programa conta ainda com a coleta das lâmpadas e dos reatores antigos para descarte, o que deve ser realizado em fevereiro de 2021 pela empresa Neutrofix.

As lâmpadas de LED possuem maior durabilidade e maior eficiência luminosa

De acordo com o diretor-geral do IFRN Canguaretama, o professor Flávio Ferreira, a ação vem somar com as estratégias para dar maior sustentabilidade ao Campus: “Acompanhamos de perto desde a solicitação até a conclusão dos trabalhos no projeto da Cosern, que vem ampliar os benefícios ambientais e econômicos para nosso Campus. Destaco ainda que o nosso Campus já possui uma usina fotovoltaica de energia solar que é responsável por uma geração energética mensal de 30% do consumo total de energia. Agradecemos a ação do grupo Neoenergia no desenvolvimento de tão importante projeto”.
  Voltar
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok