16/06/2020

Com energia solar, atrativos turísticos preservam mais de 30 árvores por ano

  Voltar
Campo Grande News

Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa Ecoturismo inauguraram sistema auto sustentável

Destinos quase obrigatórios no roteiro do turismo sul-mato-grossense, o Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim, e a Estância Mimosa Ecoturismo, em Bonito, na intenção de adotar práticas para preservar a razão de existirem, o meio ambiente, inauguraram sistema de energia solar fotovoltaico. O impacto da iniciativa equivale a preservação de mais de 30 árvores por ano.

A inovação é uma alternativa auto sustentável que possibilita aos atrativos a geração de sua própria energia elétrica. Entre seus benefícios estão a redução de custo com a conta, contribuição ao meio ambiente e redução da emissão de poluentes, baixa manutenção e vida útil, retorno financeiro garantido e conexão à rede da concessionária de energia sem armazenamento de bateria.

De acordo com o proprietário do Grupo Rio da Prata, Eduardo Coelho, a iniciativa é mais um passo do Grupo Rio da Prata (formado pelo Recanto Ecológico Rio da Prata, Estância Mimosa Ecoturismo e Lagoa Misteriosa) em busca da sustentabilidade. "Instalar o sistema de energia solar fotovoltaico nos atrativos era um sonho antigo que agora se realizou", pontuou.

O grupo planeja ainda, para breve, Outro sonho, transformar os veículos que conduzem os visitantes às atividades em elétricos. Instalar placas solares para serem carregados quando estiverem estacionados.

No Recanto Ecológico Rio da Prata, são 4 estruturas com 72 placas, somando 288 módulos com produção mensal de 12.060,00 kWh em uma área de 576 m², equivalente a 35 residências populares. Anualmente, o atrativo deixará de emitir 3.560,11 kg de dióxido de carbono (CO2), preservando 26 árvores.

Já na Estância Mimosa são 2 estruturas, cada uma com 30 placas, totalizando 60 módulos com produção mensal de 3.000,00 kWh em 120 m², equivalente a 9 casas populares. Em um ano, o empreendimento deixará de emitir 885,60 Kg de dióxido de carbono (CO2), com preservação de 7 árvores no processo.

A cidade de Jardim e Bonito, distante cerca de 260 quilômetros de Campo Grande, abrigam os principais atrativos ecológicos de Mato Grosso do Sul, como o Rio Formoso, a Gruta do Lago Azul e a Lagoa Misteriosa, localizada na Estância Mimosa.

A empresa responsável pela instalação dos sistemas é a MS Energy Engenharia, companhia sul-mato-grossense com mais de 10 anos de existência e que desde de 2014 passou a atuar exclusivamente no segmento de energia solar.

Energia solar fotovoltaica - A energia solar fotovoltaica é a eletricidade gerada diretamente por placas solares que captam a luz do sol durante o dia e a transformam em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico. Sua produção é feita em grandes usinas solares ou em micros e mini projetos instalados pelos próprios consumidores.
  Voltar
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok