03/07/2020

Concluída usina solar fotovoltaica do HC-UFTM, a maior dos hospitais universitários federais

  Voltar
Jornal da Manhã - Uberaba 

Foi concluída nesta semana, a instalação da usina solar fotovoltaica no prédio do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), em operação parcial até então. Com o sistema integral em atividade, a previsão é economizar R$ 300 mil na conta de energia elétrica, anualmente.

A usina solar fornecerá o equivalente a 15% de consumo do prédio, estima o chefe do Setor de Infraestrutura Física do HC-UFTM, Wesley Amâncio de Melo. Para isso, foram implantadas 1.398 placas solares em 2.800 m² de área sobre o complexo hospitalar. Devido defeito, um dos 11 inversores de frequência deverá ser substituído nos próximos dias, quando o sistema funcionará em 100% da capacidade, esclarece Melo.

O engenheiro eletricista ressalta que o sistema de climatização da instituição - maior gasto na conta de energia - consome mais nos horários de calor intenso, quando a usina solar tem melhor desempenho. “Então a gente consegue reduzir os picos momentâneos de consumo”, relaciona.

Outros benefícios da energia solar são a redução da temperatura ambiente abaixo dos locais de instalação das placas e o alívio da carga de energia nas instalações elétricas, destaca o profissional. “Existe um impacto muito positivo à nível sociedade, que é a questão ambiental, porque a medida que eu uso a energia solar, na qual a produção não tem nenhum tipo de impacto ambiental, a gente evita que o Brasil, como um todo, tenha que ficar produzindo energia a partir das termelétricas, que queimam carvão, derivados de petróleo”, acrescenta Melo.

O investimento de R$ 1,7 milhão no projeto foi custeado pelo Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). A licitação foi realizada em 2019, enquanto a instalação começou em fevereiro de 2020.

Em até seis anos, o custo deverá “se pagar”, prevê o chefe Setor de Infraestrutura Física, pontuando que a usina solar do HC-UFTM é a maior entre as dos hospitais universitários federais.
  Voltar
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok