30/11/2020

Consumo de energia elétrica cresce no Q3 de 2020, aponta CCEE

  Voltar
Reportagem publicada no Canal Solar 

Segundo dados da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), o consumo de eletricidade avançou quase 2% no Brasil no terceiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2019.

Os dados de julho a setembro, agora consolidados, mostram que o período foi o primeiro de 2020 a registrar crescimento do resultado na comparação anual.

Acompanhando a alta nos volumes consumidos de energia, a geração também teve um aumento de cerca de 2% no terceiro trimestre frente a 2019. Segundo a CCEE, as usinas hidrelétricas produziram 14,7% a mais do que no ano passado.

Com relação às eólicas e solares fotovoltaicas, o levantamento também apresentou um elevação de 10% e 26,4%, respectivamente. Apenas as termelétricas registraram redução entre julho e agosto, de 36,2%.

Setor solar cresce no Q3 de 2020

De acordo com dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a fonte solar atingiu cerca de 520 MW de potência no terceiro trimestre deste ano.

Para Guilherme Susteras, coordenador do grupo de trabalho de geração distribuída da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica),esse crescimento observado mostra a robustez que o setor possui.

“Apesar da pandemia, a economia conseguiu continuar girando. E essa robustez é que vai permitir que o segmento contribua com a geração de emprego e renda que o Brasil tanto precisa para voltar a crescer, passado o pico da quarentena”, destacou Susteras.
  Voltar
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok