17/06/2020

Empresários economizam com energia solar em meio a pandemia

  Voltar
Alcides Faria

São Paulo e Rio de Janeiro – O uso de sistemas fotovoltaicos para geração de energia elétrica tem ajudado os empresários a economizarem na conta de luz em meio à crise provocada pela pandemia de covid-19. Assim como especialistas apontam, a economia gerada pelo sistema de energia solar pode alcançar até 95%, dependendo da eficiência do equipamento e da região do país, que já é beneficiado pelo alto nível de radiação solar. Sem contar com o atributo sustentável da fonte, por ser limpa e renovável, contribuindo para a redução da emissão de gases poluentes.

Um exemplo dessa economia é na empresa do setor de alimentos, do comerciante Antônio Isaías, situada na cidade de Salto (SP), após a instalação dos painéis fotovoltaicos. “Há 30 anos, temos uma adega e uma mercearia, com necessidade de câmara fria, freezers, geladeiras, o que consome muita energia. Para reduzir esse alto custo de energia, optei pelo sistema fotovoltaico. A instalação foi muito rápida e tive aproximadamente 95% de economia no relógio de luz”, contou.

No interior do Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Valença, a “Panificação Bebéu”, que já existe há 45 anos, atende toda a região também obteve uma economia significativa na conta de luz. “Já estamos economizando cerca de R$ 3 a 4 mil mensais na conta, o que pode nos gerar uma economia anual de R$ 40 mil”, explica a empresária Maria de Lourdes.

Ela destaca que a ideia de instalar os painéis de energia solar surgiu da necessidade em acompanhar a evolução tecnológica e deixar o negócio mais sustentável e responsável com o meio ambiente. “Pelos nossos cálculos, o equipamento será pago em três anos com a economia em nossa conta de luz”, finalizou.

Na prática, a energia gerada pelo painel solar passa por um inversor solar que alterna a corrente continua para alternada e a ajusta com a frequência do imóvel, deixando-a pronta para o consumo. Em momentos em que o sistema não está gerando energia, como à noite, o consumidor estará usando eletricidade da rede. Nesses momentos, os créditos são usados para abater o gasto. No final do mês, a conta de luz será o resultado da diferença entre a energia produzida e a energia consumida.

A tecnologia solar fotovoltaica é uma grande aliada neste momento crítico do mercado mundial, pois traz economia direta ao bolso dos brasileiros, alivia o orçamento das empresas e dos governos e os protegem contra os aumentos das tarifas no País.

De imediato, sobretudo neste momento, a energia solar reduz o custo de energia elétrica da população, aumenta a competitividade das empresas e desafoga o orçamento do poder público, beneficiando pequenos, médios e grandes consumidores do País.
  Voltar
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok