04/01/2021

Empresas norueguesas investem no RN para instalação de usina solar

  Voltar
Reportagem publicada no Canal Solar 

Quando o assunto é energia solar, o Brasil segue sendo um celeiro de investimentos do exterior. Isso porque a desenvolvedora Scatec Solar assinou um MOU (Memorando de Entendimento) com a petrolífera Equinor e a produtora norueguesa de alumínio Hydro para desenvolver uma usina fotovoltaica no país.

A planta, que possui 480 MW de potência instalada, deverá ser construída no estado do Rio Grande do Norte. Sujeitas a acordo final, as empresas pretendem chegar a uma decisão de investimento em 2021.

"Estamos satisfeitos com a parceria com a Hydro e a Equinor e acreditamos que esta será uma colaboração frutífera", disse Terje Pilskog, vice-presidente executivo para desenvolvimento e financiamento de projetos da Scatec.

“Todos nós temos interesses mútuos em cooperar e desenvolver este programa, combinando a experiência da Scatec e da Equinor em projetos de energia renovável de grande escala com a forte competência da Hydro nos mercados de energia e sua demanda por energia limpa e econômica no Brasil”, enfatizou.

Olav Kolbeinstveit, vice-presidente de Energia e mercados em novas soluções da Equinor, ressaltou também a parceria entre as empresas. “Dissemos que desenvolveremos ativos renováveis ??onshore lucrativos em mercados selecionados, e este MoU representa uma boa oportunidade para explorar ainda mais as oportunidades onshore no Brasil”.

Já Olivier Girardot, chefe de Crescimento Renovável em Energia Hídrica da Hydro comentou que a empresa visa reduzir a pegada de CO2 das operações em 30% até 2030, e a maior parte da redução virá do Brasil.

“Para atingir essa meta, o acesso suficiente a energias renováveis ??é fundamental. Este projeto demonstra nossa determinação em fazer parceria com líderes da indústria para desenvolver um portfólio substancial e equilibrado de projetos renováveis ??que a Hydro pode obter em um futuro próximo”, concluiu.

Mercado no Brasil

A usina que será implementada no Rio Grande do Norte faz parte do segundo projeto em que Scatec e Equinor colaboraram no Brasil.

Em 2018, ambas concluíram uma planta, de 162 MW no Ceará, por meio de um PPA (Power Purchase Agreement - contrato de compra de energia) de 20 anos com a CCEE (Câmara Brasileira de Comercialização de Energia). A usina deverá fornecer cerca de 340 GW de eletricidade por ano.

MG firma parceria com Reino Unido

Minas Gerais se tornou o primeiro estado do Brasil a assinar um acordo com o Reino Unido para ações voltadas às mudanças climáticas mundiais .

O compromisso, firmado em Belo Horizonte, visa promover o desenvolvimento econômico sustentável e a campanha global “Race to Zero”, que tem como objetivo obter a neutralização de emissões e a descarbonização.
  Voltar
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok