29/09/2020

Escolas públicas do Ceará vão receber energia fotovoltaica

  Voltar
Matéria publicada no Canal Solar

O estado do Ceará, por meio da Seinfra (Secretaria da Infraestrutura), abriu uma licitação para a instalação de módulos fotovoltaicos em 32 escolas públicas estaduais. A entrega de propostas de interessados ocorreu na semana passada.

O investimento previsto será de R$ 9,1 milhões do FIEE (Fundo de Incentivo à Eficiência Energética e Geração Distribuída do Ceará), que visa incentivar a geração de energia, tendo como base fontes renováveis, e como buscar, cada vez mais, a eficiência do uso da energia, modernizando as instalações elétricas do Estado.

Segundo o estado, foram utilizados critérios técnicos para a escolha das instituições, como maior consumo e retorno do investimento. 

“A Secretaria de Educação será nossa parceira neste projeto. Entendemos que não haveria melhor ambiente para iniciarmos essa mudança de cultura, estimulando a geração de energia baseada em fontes renováveis, do que as escolas públicas, pelo seu poder transformador e multiplicador. A economia gerada nas contas de energia vai retornar o investimento em três, quatro anos, em média”, comentou Lúcio Gomes, secretário da Infraestrutura do Ceará

“Ações como essa reforçam o compromisso do Estado de incentivar, atrair e expandir as iniciativas de geração de energia limpa e sustentável. Além disso, trazer eficiência energética para os prédios públicos significa redução de custos com energia elétrica”, ressaltou Adão Linhares, secretário executivo de Energia e Telecomunicações da Seinfra.

Os sistemas serão instalados de acordo com cronograma estabelecido pela Seinfra, a partir de proposta apresentada e aprovada pelo Comitê Gestor do FIEE, com início previsto para ainda este ano e conclusão em 2022.

Judiciário do Ceará investe em energia solar

O Poder Judiciário do estado do Ceará iniciou os procedimentos para usar energia solar em seus prédios. O desembargador Washington Araújo, presidente do TJCE (Tribunal de Justiça do Estado do Ceará), já aprovou edital de licitação para fornecimento de um sistema fotovoltaico para produzir a energia a ser usada nas edificações pertencentes ao TJCE.

Com o sistema em funcionamento, a previsão é de que sejam economizados R$ 2,7 milhões ao ano, conforme o consumo de energia já observados nas unidades do Judiciário. 

Energia solar no Ceará

Segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o Ceará ocupa o nono lugar no ranking nacional de geração solar distribuída e lidera a região Nordeste com a maior potência instalada na modalidade.

Os sistemas fotovoltaicos em operação no estado já estão presentes atualmente em 173 municípios cearenses, o que representa 94% dos municípios do estado. São 9.094 consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e segurança elétrica.
  Voltar
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok