17/02/2021

Mais de 95% das cidades paranaenses já possuem sistemas de energia solar

  Voltar
Canal Bioenergia 

Paraná está na quinta posição do ranking nacional da Absolar, contudo, o crescimento em 2020 foi menor que o da média nacional

Um mapeamento divulgado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) apontou que 96,5% dos municípios paranaenses já possuem algum sistema de energia solar fotovoltaica. Ao todo, são 18.509 conexões em 385 cidades, atingindo 19.048 consumidores.

Hoje, o Paraná ocupa a quinta posição nacional em potência instalada de energia solar distribuída mas, já ocupou a quarta colocação e pode crescer muito mais. O estado representa 6,1% de toda a produção desse tipo de energia no Brasil. “O nosso crescimento em 2020 foi muito menor que a média nacional. Até o primeiro semestre de 2020 ocupávamos a quarta posição, se houver mais incentivo governamental temos muita chance de crescer e ainda neste ano estar entre as três maiores geradoras”, diz Liciany Ribeiro, coordenadora regional da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e CEO da paranaense Ribeiro Solar.

A energia solar é uma das alternativas energéticas mais promissoras que existem e uma das fontes de energia mais renovável, limpa e sustentável, que ajuda a reduzir a poluição, a emissão de taxas de carbono, além de diminuir custos com energia elétrica. “É importante que os governantes entendam que deixar o acesso à energia mais competitivo reduz custo em todas as escalas, comerciais e industriais, ou seja, torna o produto paranaense mais competitivo que de outros estados”, explica ela.

Premiação

Liciany Ribeiro é referência em arquitetura fotovoltaica no país, segmento ainda novo para a maioria das pessoas mas, extremamente necessário, inovador e sustentável. Por sua atuação nesse mercado, a arquiteta foi indicada pelo voto popular para o prêmio Oscar de Energia. Considerado um dos mais importantes do setor energético brasileiro e realizado pelo Grupo Mídia, serão homenageados 100 empresários, pesquisadores, executivos, autoridades públicas e profissionais que fazem a diferença no setor energético.

A votação é aberta no site https://bit.ly/OscardaEnergia, onde o público pode indicar o profissional que considera mais relevante até o dia 19 de fevereiro. A divulgação dos premiados será no dia 8 de abril.
  Voltar
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok