16/09/2020

Mato Grosso ultrapassa 200 megawatts de geração distribuída

  Voltar
Diário de Cuiabá 

Mato Grosso ultrapassa 200 megawatts de geração distribuída

Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Mato Grosso acaba de ultrapassar a marca de 200 megawatts (MW) operacionais em geração distribuída a partir da fonte solar. O Estado ocupa a quinta posição no ranking estadual da geração distribuída solar fotovoltaica no Brasil.

São atualmente 12.344 sistemas em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Eles abastecem 12.581 consumidores, espalhados por 134 municípios. Com isso, 95% dos municípios mato-grossenses já possuem pelo menos um sistema solar fotovoltaico em funcionamento.

De acordo com a ABSOLAR, a geração distribuída solar do Mato Grosso representa atualmente 5,9% da potência instalada total da modalidade no Brasil.

“Um dos destaques no Mato Grosso é o município de Cuiabá. Sozinho ele é responsável por 32,7 MW operacionais e ocupa a quarta posição no ranking municipal de geração distribuída solar fotovoltaica, dentre todos os municípios do País”, aponta Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR.

Já Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, ressalta que a região é estratégica no País para a fonte solar fotovoltaica. “O Estado possui um grande potencial para a energia solar. Com a atual presença da fonte na geração distribuída e com seu forte potencial para investimentos em projetos de médio e grande porte, a solar contribuirá cada vez mais para o desenvolvimento sustentável e econômico da região”, diz.
  Voltar
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok