12/08/2020

Prefeitura de Maripá implanta 1º projeto para produção de energia solar

  Voltar
O Presente 

Começaram, há poucos dias, as obras para implantação do primeiro projeto para produção de energia a partir de sistema solar fotovoltaico em prédios públicos de Maripá. O investimento inovador na área da administração pública é resultado de recursos da premiação no 2º Concurso de Boas Práticas, realizado em 2018 pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Itaipu, através do Programa Cidades Sustentáveis.

A premiação foi no valor de R$ 200 mil, repassada por meio de convênio com a binacional. A escolha para aplicação do recurso ficou a cargo da administração municipal, devendo ser voltado a projetos na área de sustentabilidade. “Nos últimos anos muito tem se falado sobre a implantação de energias renováveis em prédios públicos e começamos esta iniciativa pelo paço municipal, um local de grande visibilidade para divulgar uma ação importante na área sustentável, tornando-se um exemplo para os cidadãos e um cartão-postal para quem visita a cidade”, destaca o prefeito Anderson Bento Maria.

Além disso, segundo ele, a viabilidade financeira foi outro fator importante de decisão, já que o investimento retorna em poucos anos, gerando economia aos cofres públicos.

ESTIMATIVA

Estima-se que a produção de energia a partir da luz solar poderá suprir cerca de 80% do consumo mensal do paço municipal, que gasta em média R$ 5 mil ao mês em energia elétrica, com uma previsão de retorno do investimento em pouco mais de quatro anos.

A construção conta com área de 270 metros quadrados e poderá ser utilizada como estacionamento, otimizando o espaço. A ação também está ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 7: energia limpa e acessível, que tem a intenção de assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

PREMIAÇÃO

O projeto vencedor do concurso foi o “Maripá vigilante, prevenindo as violências e apoiando a paz”, desenvolvido pela Secretaria de Saúde desde 2013 com o objetivo de prevenir as diversas formas de violência, com ênfase na violência contra mulheres, crianças e adolescentes. O Maripá Vigilante concorreu ainda com outros seis projetos do município: Cultura para Todos, Leia Maripá, Maripá Mais Limpa, Cantando e Brincando, Revitalização das Orquídeas e Festa das Orquídeas e do Peixe e foi escolhido entre 137 boas práticas de 40 municípios da região.
  Voltar
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok