16/06/2020

Universidade do Ceará inaugura usinas solares e começa gerar energia

  Voltar
Ciclo Vivo

Entrou em operação na Universidade Federal do Ceará (UFC) suas duas primeiras usinas de energia solar. A expectativa é que o complexo fotovoltaico resulte em economia de R$ 500 mil por ano nos custos da UFC com eletricidade. 

As usinas solares foram instaladas na área 2 do Centro de Humanidades (CH) e na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), no Campus do Benfica. 

Outras duas usinas, localizadas na área 1 do CH e na Reitoria, aguardam autorização da ENEL e devem começar a operar até o início de julho. O complexo é composto por 1.700 placas fotovoltaicas e a capacidade de produção de energia é equivalente a 970 MWh/ano. “Antevendo as dificuldades futuras, vamos implementando novas tecnologias que nos permitirão aliviar possíveis contingenciamentos financeiros. Então, essa notícia vem em boa hora. Economia e modernidade nas ações da nossa Universidade”, avalia o Prof. Cândido Albuquerque, também reitor da UFC. 

A administração estuda ainda ampliar o sistema de produção de energia também para o Campus do Pici e para os campi do Interior. Até agora, o investimento da UFC foi da ordem de R$ 2,6 milhões, feito com recursos recebidos do Ministério da Educação (MEC) como “prêmio pela boa administração da Universidade”. 

Com a inauguração de suas primeiras usinas de energia solar, a UFC se junta ao time de universidades brasileiras que, neste momento, também estão apostando nessa tecnologia. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), por exemplo, deu início à operação de sua quarta usina solar na última semana. A Universidade de Campinas (UNICAMP) e as universidades federais do Paraná (UFPR) e de Brasília (UNB) também estão investindo na sustentabilidade e produzindo energia renovável em seus campi. 

Entre as principais vantagens das usinas solares está o fato de a energia produzida ser limpa e renovável. Elas não emitem gases poluentes, possuem vida útil longa e têm baixo custo de manutenção. Em geral, o retorno do investimento é atingido em cerca de cinco anos.
  Voltar
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok