Projeto Solar Goiano Recebe Prêmio

05/10/17 | São Paulo

Vector Solar

O site Sun Volt Energia Solar reportou que o projeto Casa Solar, do governo do estado de Goiás, foi premiado com o Selo de Mérito 2017 pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) por instalar sistemas de energia solar em conjuntos habitacionais.

O projeto Casa Solar instala painéis solares em moradias populares construídas pela Agência Goiana de Habitação (Agehab). A meta deste ano é levar sistemas de geração de energia solar fotovoltaica para 1.200 unidades habitacionais goianas. No mês de junho foi entregue o primeiro empreendimento do Casa Solar, o Residencial Luciano Peixoto, em Pirenópolis – região central do estado – com um total de 149 moradias abastecidas a partir de placas de geração de energia solar fotovoltaica, conectadas à rede de transmissão da companhia distribuidora local de energia Celg.

Enquanto isso, no município de Alto Paraíso – região Nordeste de Goiás – foram instalados painéis solares para 40 moradias populares. A primeira etapa do Casa Solar também beneficiará conjuntos habitacionais dos municípios de Caçu e Palmeiras. Segundo a Agehab, a economia na conta de luz das famílias beneficiadas pode chegar a 70%. Com a entrega dos dois primeiros empreendimentos pilotos, Goiás passa a ser um dos precursores na implantação de sistemas de energia solar fotovoltaica em moradias unifamiliares.

Esta é a quinta vez que a Agehab conquista o Selo de Mérito, prêmio concedido pela ABC aos mais inovadores projetos e programas de habitação do país. A primeira conquista foi em 2012, com o projeto Goiás Mais Moradia-Real Conquista Sustentável; a segunda foi no ano seguinte, com o programa Casa Legal-Sua Escritura na Mão; e as duas outras premiações ocorreram em 2016, com os programas Cheque Mais Moradia, e Trabalho Social-Uma Experiência de Trabalho Técnico Social. Este é o oitavo prêmio nacional recebido pela Agehab, que também detém duas indicações ao prêmio internacional ONU-Habitat.

Também na categoria Selo de Mérito Especial, o programa de Implantação de Sistemas de Geração de Energia Fotovoltaica em Conjuntos Habitacionais de Interesse Social, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU/SP), recebeu o prêmio. O projeto paulista prevê a inserção da tecnologia fotovoltaica em duas fases distintas. A primeira totalmente sem custos, e a segunda deverá incorporar os custos dos equipamentos ao valor dos empreendimentos.

Destaque

O Programa Goiás Solar foi destaque durante a abertura da Brasil Solar Power deste ano. A iniciativa do governo goiano busca estimular o desenvolvimento da mini e microgeração distribuída solar no estado. Promovido pelo Grupo Canal Energia e pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o evento reuniu governadores, representantes dos governos de São Paulo e Bahia, além de autoridades do setor energético.

O presidente da Absolar Rodrigo Sauaia ressaltou o pioneirismo goiano de incentivo à energia solar fotovoltaica e afirmou que o estado demonstra comprometimento a favor da fonte solar. O Casa Solar foi destaque da fala de Nelson Colaferro, diretor-presidente do Conselho Administrativo da ABSOLAR, que frisou a importância da entrega das unidades habitacionais de Pirenópolis já com sistemas de geração solar instalados.

Em discurso, o governador de Goiás Marconi Perillo afirmou que a meta a longo prazo é tornar o estado 100% abastecido por energia limpa, reduzindo a participação de fontes fósseis na matriz energética goiana a zero.