Portal exclusivo associados Seja Associado English中文 (中国)

ABSOLAR Meeting Nordeste debate armazenamento, digitalização e tecnologias que estão transformando o setor 

No segundo painel do ABSOLAR Meeting Nordeste, realizado nesta quinta-feira, 16 de outubro, em Recife/PE, Santiago Gonzalez, Coordenador Estadual da ABSOLAR na Bahia, enalteceu o comprometimento do setor solar com o desenvolvimento econômico local e reforçou que diversos estados têm avançado na regulamentação e na busca por maior segurança jurídica. Ele explicou que ainda há interpretações divergentes sobre a isenção do ICMS para sistemas de geração distribuída, o que gera incertezas para investidores. 
 
A Gerente da ABVE, Emmanuela Jordão, destacou a sinergia entre energia solar e mobilidade elétrica, ressaltando que o avanço dos veículos elétricos depende diretamente da expansão da infraestrutura energética e de recarga. Ela reforçou que mais de 50% dos associados da ABVE atuam em infraestrutura, evidenciando o papel central desse segmento no crescimento da eletromobilidade. Jordão apresentou dados que mostram a rápida expansão do mercado brasileiro, com quase 600 mil veículos eletrificados em circulação e 147,8 mil unidades vendidas entre janeiro e setembro de 2025. O Nordeste já é a segunda região que mais comercializa veículos elétricos, mostrando seu potencial para inovação e desenvolvimento do setor. 
 
Já Lucas Langa, Coordenador de Vendas da WEG, mencionou que as baterias servirão como backup para os data centers. Afirmou que é possível que, com o uso de baterias de grande porte, o agronegócio não dependa mais das distribuidoras, principalmente em locais sem acesso à rede. Langa lembrou da importância das baterias para a mobilidade elétrica, para proporcionar maior segurança e diminuir a demanda.  

Camila Careli, Especialista de Produtos de Armazenamento de Energia da Sungrow, mencionou que as baterias ainda não são 100% acessíveis devido ao preço. Segundo Careli, uma das soluções seria por meio do aumento da demanda e diversificação de fornecimento. Mas ressaltou que muitos clientes ainda preferem usar geradores a diesel. 

Finalizando o painel 2, Daniel Jesus, CEO da Fist Asset & Crowdfunding, mencionou que a digitalização é essencial para o avanço do setor elétrico brasileiro. Fez um detalhamento do cenário no País, dando destaque para as baterias como a melhor solução para os problemas de segurança elétrica e curtailment.  

Vídeos

Vídeos

Receba o infográfico exclusivo

Preencha os dados abaixo e receba em seu e-mail.




    Receba o infográfico exclusivo

    Preencha os dados abaixo e receba em seu e-mail.




      Receba o infográfico exclusivo

      Preencha os dados abaixo e receba em seu e-mail.