Portal exclusivo associados Seja Associado English中文 (中国)

Mais tecnologia para impulsionar a geração solar no Brasil

Masterclass ABSOLAR Inteligência Artificial debate aplicações da ferramenta no setor

Para discutir as transformações proporcionadas pela inteligência artificial no setor solar fotovoltaico, os impactos positivos na eficiência e confiabilidade de processos e o aumento da produtividade da geração de energia renovável, a ABSOLAR realizou nesta quinta-feira, 23 de outubro, em São Paulo/SP, o evento exclusivo para associados “Masterclass ABSOLAR Inteligência Artificial”.

Fizeram parte do ciclo de palestras e debates especialistas do setor solar que já aplicam em seu dia a dia as inovações da IA para desenvolver e facilitar seus negócios. Na abertura, Rodrigo Sauaia, Presidente Executivo da ABSOLAR, destacou que a IA, que já faz parte da vida da população, passou a ser amplamente utilizada no ramo da energia para melhorar o funcionamento das usinas e seus processos internos. Sauaia ressaltou que aproximadamente 1,5% do consumo global de energia elétrica vem dos data centers e que 20% da eletricidade consumida por essas instalações é focada em pesquisas de IA.

Como a IA está transformando a geração solar?

Marcio Takata, Conselheiro da ABSOLAR, falou dos tipos de aplicações da inteligência artificial, como machine learning, deep learning, large language models, entre outras. Takata destacou quais ferramentas de IA podem ser utilizadas na geração solar, como a otimização do posicionamento do tracker, operação e manutenção preditiva, monitoramento e inspeção, previsão de geração, gestão da intermitência e a integração inteligente na rede elétrica (smart grid). Segundo o Conselheiro da ABSOLAR, atualmente, o Brasil está iniciando o processo de digitalização, com o objetivo de integralizar a rede.

Matheus Almeida, Fundador e CTO da Data Cockpit, que representou a anfitriã Solar Cockpit, apresentou a aplicação da IA no monitoramento inteligente de usinas fotovoltaicas. Almeida comentou que é possível ter uma melhor performance das UFV com o envio de alertas para O&M por meio do WhatsApp ou Telegram, o que proporciona a tomada de decisão mais rápida e focada na correção de perdas, mas ressaltou que a qualidade da rede é fundamental para a obtenção de informações precisas. O CTO da Data Cockpit mostrou na prática o funcionamento da Júlia, uma aplicação de IA em tempo real para uso no WhatsApp, que interage com o usuário para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento das UFV.

O CEO da Volts Robotics, Donato Filho, participou por videoconferência e discutiu as aplicações da inteligência artificial e seu funcionamento, a partir do aprendizado de ideias e pensamentos humanos. Disse que os algoritmos da IA são treinados e consomem muita energia, assim como o cérebro humano.

MIguel Cabral, CEO da Solextron, mostrou o monitoramento de usinas fotovoltaicas com digital twin, um modelo virtual de planta solar real que reflete com precisão a geração, utilizando dados de satélite em tempo real. De acordo com Cabral, com o digital twin é possível quantificar e discriminar com precisão perdas energéticas por indisponibilidade.

O Diretor de IA da Alvarez Marsal, Mario Noronha, apresentou o uso da IA na infraestrutura energética e destacou alguns benefícios para as empresas: estimativa de perdas por curtailment, identificação de falhas em trackers solares, entre outros. Noronha revelou um projeto feito em conjunto com a Aneel, para o desenvolvimento de um copiloto regulatório baseado nas normativas do setor elétrico, voltado a apoiar o atendimento ao cliente e os analistas de ouvidoria.

O papel da IA na eficiência e confiabilidade

Guilherme Susteras, Conselheiro da ABSOLAR, mediou o segundo painel que discutiu a automação como ferramenta de redução de erros, otimização de processos para assegurar conformidade nas operações.

Hilcer Caldi, Diretora da Seyses Brasil, mostrou como a IA pode agregar valor às empresas por meio da gestão de documentação e mão de obra qualificada. Caldi compartilhou um caso de sucesso na Seyses, no qual a inteligência artificial foi treinada para analisar documentos técnicos com até 200 páginas. A tarefa que normalmente é realizada por um analista de documentação em algumas horas, é concluída em poucos minutos pela IA. Além da economia de até 70% no tempo na realização dos processos, a tecnologia oferece resultados de maior qualidade na validação de documentos.

Walter Correa, Superintendente de Administração e Contratos do Grupo Energia, destacou a utilização da IA na gestão de ativos de armazenamento para maximização de receita e suporte à estabilidade de redes. Correa afirmou que a tendência futura é que ocorra convergência tecnológica, unindo IA, Big Data e Internet das Coisas (loT), para manutenção preditiva em antecipação de falhas, descentralização e flexibilização com contratos inteligentes e blockchain em automação de transações e coordenação descentralizada.

Sales Director da Nextracker, Daniel Andrade, explicou como será o monitoramento avançado, em estruturas inteligentes e IA na operação solar. Disse que a tecnologia gerou um ganho anual de 4% de energia com modos inteligentes de operação, com o reposicionamento os rastreadores para posições mais voltadas para o céu. Além disso, evita a incidência de sombra nos módulos, usando algoritmos de backtracking fila por fila, de modo adaptável ao terreno.

Marcus Alves, Head de IoT da Solfácil, destacou que a empresa desenvolveu a Solfácil Smart, uma tecnologia aplicada de IA em conjunto com ferramentas de IoT para medição inteligente de geração de energia solar. Ele afirmou que as novas tecnologias estão redefinindo a forma como entendemos e operamos energia.  Segundo Alves, a IA ao lado da IoT permitem que sistemas solares e elétricos aprendam com o comportamento de consumo, antecipem demandas e se ajustem sozinhos.

Vídeos

Vídeos

Receba o infográfico exclusivo

Preencha os dados abaixo e receba em seu e-mail.




    Receba o infográfico exclusivo

    Preencha os dados abaixo e receba em seu e-mail.




      Receba o infográfico exclusivo

      Preencha os dados abaixo e receba em seu e-mail.