Colômbia inaugura seu 1º projeto solar alinhado com padrões internacionais
Com módulos fotovoltaicos LONGi, Pétalo del Norte I produz energia limpa para milhares de pessoas e diminui emissões de CO₂
Fonte: Canal Solar
Autor: Raphael Guerra
Data: 08/01/2026
A Colômbia celebrou recentemente a inauguração do Pétalo del Norte I, o primeiro projeto solar do país desenvolvido segundo padrões internacionais, em La Esperanza, Norte de Santander.
Com capacidade instalada de 19,9 MW e equipado com módulos fotovoltaicos Hi-MO 7 da LONGi, a iniciativa representa um avanço significativo na adoção de tecnologias de última geração no país, visando uma geração de eletricidade mais limpa e eficiente.
O Pétalo del Norte I visa a produção de mais de 43 GWh de energia limpa por ano, suficiente para abastecer mais de 32 mil pessoas e evitar a emissão de aproximadamente 13 mil toneladas de CO₂ anuais.
Segundo a LONGi, durante a fase de construção, gerou 270 empregos diretos, com 64% de participação local e 30% de mulheres.
Este projeto é o primeiro na América Latina colocado em operação com o apoio principal do CFM (Climate Fund Managers) e o suporte da União Europeia.
Além disso, a Erco Energía participa como desenvolvedora, parceira local e contratante, e a Andina Solar como empresa promotora responsável pela gestão e administração.
O Pétalo del Norte I operará sob um PPA de 15 anos firmado com um trader independente, garantindo estabilidade para sua operação de longo prazo.


