Portal exclusivo associados Seja Associado PortuguêsEnglish

ABSOLAR discute com diretoria da Aneel a cobrança da TUST/TUSD no consumo de Sistemas de Armazenamento de Energia

Nesta segunda-feira, 25 de agosto, a ABSOLAR debateu com a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os pontos jurídicos que demonstram a inadequação da cobrança da Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão (TUST) e da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) na parcela de consumo para os Sistemas de Armazenamento de Energia (SAEs).


Os Diretores Fernando Mosna, que pediu vista do voto da Consulta Pública nº 39/2023, sobre a regulamentação do armazenamento de energia elétrica, e Agnes da Costa, receberam a Diretora Técnico-Regulatória da Associação, Talita Porto, assim como as assessorias do Diretor Geral da Aneel, Sandoval Feitosa, e dos Diretores Daniel Danna e Ivo Sechi Nazareno.


Durante as reuniões, a Associação apresentou os resultados das simulações de novos cenários tarifários, enfatizando para a Aneel que a cobrança de tarifas, tanto de consumo, quanto de geração, será a solução mais onerosa.

Nos encontros, a equipe da Aneel manteve-se resistente à alteração do posicionamento atual, e defendeu a aplicação da cobrança das duas tarifas. A Agência reconheceu a relevância do armazenamento para o setor elétrico, mas sinalizou que eventuais ajustes ou flexibilizações devem ser tratados em etapas futuras de modernização tarifária.

Vídeos

Vídeos

Receba o infográfico exclusivo

Preencha os dados abaixo e receba em seu e-mail.