O&M de solares nos Sistemas Isolados reduz para 21,9%
Fonte: Megawatt
Data: 03/12/2025
Autor: Poliana Souto
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou uma redução de 21,9% no valor de referência para o custo de operação e manutenção (O&M) de usinas solares nos Sistemas Isolados, para fins de reembolso da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC). Segundo a autarquia, a queda é resultado de uma tendência de queda dos custos de implantação e manutenção da tecnologia fotovoltaica.
O novo valor de referência ficou em R$ 9.233,09/MWh, base setembro de 2025. O valor anterior, vigente em junho de 2025, era de R$ 11.267,89/MWh. De acordo com a agência, a referência dos custos de O&M para usinas fotovoltaicas impacta no orçamento da CCC, por ser um dos itens do cálculo do custo de geração própria reembolsado pela conta.
A decisão é resultado da consulta pública (CP) 36/2024, que recebeu 41 contribuições de 15 entidades, incluindo distribuidoras, conselhos de consumidores e associações representativas.
Na época da consulta, a autarquia destacou que a atualização do valor de referência pelo IPCA (índice oficial de inflação do Brasil) fez com que o valor reembolsado pela CCC se descolasse em relação aos custos de O&M efetivamente observados em diversas distribuidoras do sistema. Considerando que os custos de implantação e manutenção desta tecnologia é decrescente, há um descolamento do valor de referência, o que exigiu uma atualização.
Desta forma, a metodologia adotada pela Aneel passou a considerar a média ponderada pelo número de sistemas instalados por modelo em cada distribuidora, tornando o cálculo mais representativo da realidade nacional.


