ACBF instala placas fotovoltaicas no ginásio

13/01/21 | São Paulo

LNF – Liga Nacional de Futsal 

O Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra seguiu movimentado durante o período de férias dos jogadores da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF). O Clube aproveitou o período para realizar mais uma melhoria no ginásio com a instalação das placas fotovoltaicas.

Esse é mais um passo no processo de modernização do ginásio., que recentemente recebeu o asfaltamento do estacionamento. Agora com a instalação das placas solares, a ACBF economizará 95% com despesas de energia elétrica todo o mês.

“A economia será de R$ 60 mil por ano. Então se comparar já no primeiro mês teremos uma economia e já paga o valor que investimos nas placas. O custo-benefício é muito bom”, disse o Presidente da ACBF, Fabiano Käfer, que explicou o investimento: “o ginásio conta com iluminação de led. Mas todos os dias as luzes são ligadas às 8h até às 22h em função dos treinos das equipes e das Escolas de Futsal da ACBF. Além disso, tem os chuveiros dos vestiários que elevam o consumo. Por isso, a instalação das placas fotovoltaicas tornou-se tão importante para o Clube sob o ponto de vista sustentável e econômico”.

Foram instaladas 201 placas de 335Wp, totalizando 67.335kWp, conforme Douglas Ferrari, sócio da Dolari, empresa que realizou a instalação do equipamento no teto do ginásio. As placas formam as letras da ACBF e foram instaladas em três dias.

Para Fabiano Käfer, o projeto vai além da economia dos custos com energia elétrica e demonstra a preocupação do Clube com o meio ambiente. “Estamos tornando a edificação mais sustentável e também, claro, preservando o meio ambiente. No futuro vamos pensar na questão do aproveitamento da água da chuva. É o próximo passo que podemos dar na questão da sustentabilidade”.