Cemig divulga os aprovados na Chamada Pública de Eficiência Energética 2021

10/05/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Canal Energia

Os projetos contemplados vão receber mais de R$ 13,6 milhões para substituição de equipamentos e instalação de fontes incentivadas

A Cemig divulgou nesta terça-feira, 10 de maio, o resultado da sua Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética 2021, que aprovou propostas para a melhoria das instalações, contemplando a substituição de equipamentos ineficientes por outros mais eficientes, e a instalação de fontes de geração incentivadas, conforme as regras estabelecidas no edital. A chamada teve como objetivo a participação de clientes livres e cativos, conectados ao sistema de distribuição da companhia e cujas propostas de projeto se enquadraram em uma das seguintes tipologias: industrial, residencial (itinerante), comércio e serviços, poder público, serviço público, rural e iluminação pública.

De acordo com a Cemig, foram aprovados projetos de iluminação interna e iluminação pública, troca de motores, sistema fotovoltaico e condicionamento ambiental. O valor total captado com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) Cemig, em conjunto com a Aneel, para esta Chamada de foi R$ 13.645.306,62.

Entre os contemplados estão a Copasa, o SAAE de Boa Esperança, os Correios, o Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, a Santa Casa de São João Del Rei e a Sociedade Educacional Uberabense, além de diversas prefeituras como Almenara, Candeias, Juiz de Fora entre outras. Um destaque nesta Chamada Pública é que pela primeira vez a Cemig terá um projeto para atender a sua maior classe consumidora, a residencial, aprovado via o chamamento. Os detalhes dos resultados e outras informações podem ser conhecidas no Portal da Cemig.