Coema aprova projetos de energia eólica e solar

13/04/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Brasil Energia

Complexos devem ser instalados nos municípios de Milagres e Carnaubal, no interior do Ceará

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) do Ceará discutiu e aprovou, em reunião, dois projetos de energias renováveis, que devem ser instalados no interior do estado. O processo faz parte das etapas do licenciamento ambiental.

Primeiro a ser apresentado na reunião do Coema, o projeto do complexo solar Gameleira prevê a implantação de usinas fotovoltaicas na Fazenda Açude Novo, na comunidade Gameleira, zona rural do município de Milagres. As usinas estão projetadas para uma capacidade de operação de 132 MW médios, e devem ser implantadas em uma área de 348,22 hectares.

A energia elétrica produzida pelas plantas terá como destino o sistema de distribuição da Chesf. O projeto pertence à Gameleira 1 Energias Renováveis, vinculada à Canadian Solar.

O segundo projeto explanado foi o complexo eólico Santa Clara, cuja localização proposta é a cidade de Carnaubal. O complexo deve ser implantado em três propriedades rurais: fazendas São Bernardo I, II, III, IV e V; Sítio Saco do Bernardo e Sítio São Luiz. Ele pertence à empresa Santa Clara Energia Renovável.