Energia renovável: sua importância e o exemplo de Portugal

01/03/21 | São Paulo

UDOP 

As energias renováveis têm sido apontadas como parte integrante do futuro, para garantir uma conduta humana mais sustentável. Compreenda a importância da energia renovável e conheça o exemplo português.

Ao longo dos anos, as novas tecnologias têm permitido que nossas vidas se modifiquem bastante, passando a contemplar novas opções.

Aos poucos, com o surgimento de novos dispositivos eletrônicos e novos aplicativos, estamos conseguindo um acesso mais simples às notícias do momento, encontrando nosso jogo de cassino favorito em espaços online e até comunicando com apenas alguns cliques com outras pessoas, mesmo que estas se encontrem do outro lado do globo.

Essa maior facilidade de acesso, comunicação e informação tem feito com que algumas problemáticas bem importantes fiquem na mente da população. Entre elas, se encontra a sustentabilidade da Terra e a necessidade de criação de estratégias individuais e métodos corporativos mais ecológicos para garantir a saúde de nosso planeta.

Parte desse processo passa, como sabemos hoje, pela utilização de energias renováveis. Essas formas de energia, por serem inesgotáveis, terem um menor impacto no meio ambiente e serem seguras, se tornam ideais para melhorar a saúde do homem e da natureza, evitando a dependência pelos combustíveis fósseis e permitindo uma maior autonomia energética dos países.

Além disso, essas energias promovem o aumento do conhecimento tecnológico sobre a produção e a eficiência energética.

O Brasil se encontra num processo de evolução para a integração dessas formas de energia e as mudanças já estão sendo verificáveis. Ainda assim, no longo caminho a trilhar, não pode ser esquecido o exemplo português que, em 2019 já conseguiu atingir uma produção de 41% nas energias renováveis.

Energias renováveis e como Portugal é exemplo para o mundo

No que respeita à produção energética, Portugal tem vindo a se destacar por razões bem positivas.

Nosso país- irmão tem desenvolvido sua produção de energia renovável de forma visível, incluindo através da energia hidroelétrica e da energia eólica. Além dessas, formas de energia como a fotovoltaica ou de biomassa estão também evoluindo no país.

O fato é que, em 2019, a REN já apresentava, sobre a energia portuguesa, dados que anunciavam um aumento em 51% do uso das energias renováveis, sendo que somente 42,3% da energia utilizada nesse ano provinha de fontes não renováveis. O país chegaria, assim, ao 5º lugar no ranking internacional no respeita às energias limpas.

Estratégias portuguesas para aumentar o uso da energia renovável

Para que Portugal conseguisse todo esse investimento em energia renovável, foram aplicadas algumas estratégias que contribuíram para que sua população, a título individual, contribuísse para o processo.

Incentivando a redução das emissões de carbono e se focando na rentabilidade energética, o país incentivou seus habitantes a instalarem painéis solares para melhorar a eficiência energética de suas habitações.

Para apoiar as pessoas no processo, vários benefícios foram criados, incluindo formas de crédito específicas para a energia renovável e benefícios fiscais nos impostos de quem colocasse esse tipo de equipamento.