Energia solar: quem mora em apartamento pode economizar na conta de luz?

28/02/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Gaúcha ZH

Lembrando que a isenção da taxa para uso da rede elétrica vale para quem instalar até o início de 2023

Com a conta de luz mais cara e o cronograma de retirada do subsídio, a busca por energia solar vai aumentar ainda mais em 2022. Uma dúvida frequente que a coluna recebe dos leitores é como moradores de apartamento poderiam ter acesso ao benefício, já que o telhado do prédio – onde se instalariam os painéis – é de todos. Até há casos em que é possível ter um espaço para uso individual no topo do edifício ou outros locais para instalação, como terraços, mas há outras opções mais comuns.

Uma delas é ter um sistema fotovoltaico para gerar energia para o condomínio ou para divisão dos créditos entre os moradores, mas é preciso aprovar o investimento em assembleia de condôminos. É uma iniciativa interessante já que a conta de luz é uma das maiores despesas dos prédios, ainda mais se eles têm piscinas. E mais ainda se forem aquecidas.

Mas percebe-se que o questionamento dos leitores está direcionado mais à compensação na conta de luz particular mesmo. Coordenadora da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR), Mara Schwengber conta que uma modalidade que tem funcionado é a locação de telhados ou terrenos. Pessoas que têm esses espaços disponíveis oferecem para que consumidores instalem seus equipamentos, cobrando um aluguel por isso, claro. Optando por essa forma, é preciso instalar um segundo medidor de energia que será para o equipamento instalado, colocar o CPF ou CNPJ do locatário e transferir os crédito. Lembrando que há a cobrança de ICMS sobre a energia que é jogada na rede e depois os créditos são usados para abater na conta de outro imóvel.

– A locação do espaço pode ser feita individualmente ou por várias pessoas. A lei falava em consórcio, cooperativa e condomínio. Agora, abriu para outras tipos de sociedade civil, como associação, por exemplo. O grupo faz a usina e o rateio de crédito – explica Mara.

A coluna tem um equipamento de geração solar na casa de final de semana da família. Como é a mesma concessionária de energia e os locais estão no mesmo CPF, o que é gerado lá abate da conta do imóvel onde está o sistema e também no apartamento na capital. É uma ótima opção.

Energia solar é alternativa para economizar na conta de luz (Foto: André Ávila / Agencia RBS)