Escolas públicas passam a utilizar sistema de energia solar

09/02/21 | São Paulo

Jornal Informativo da Bahia 

O futuro chegou, mostrando a importância da economia e sustentabilidade energética para as escolas da rede municipal de ensino, dessa forma, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está investindo em sistema de energia solar que já está sendo instalado em onze escolas da rede.

O prefeito Zito Barbosa autorizou a instalação do sistema gerador fotovoltaico de energia solar no dia 01 de janeiro, na cerimônia de posse na Câmara de Vereadores, e quatro escolas já estão totalmente prontas. As informações técnicas dão conta de que as onze escolas juntas vão gerar no mínimo 1.673 MWh/ano ou cerca de 139,41 MWh/mês. O suficiente para abastecer as unidades escolares e prédios da Secretaria de Educação, promovendo uma economia de aproximadamente meio milhão de reais por ano.

As escolas municipais Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus, Colégio Padre Vieira, Colégio Eurides Sant’Anna, Creche São Francisco, Escola Municipal Itarajú Queiroz, Escola Celso Barbosa, Escola Francisco Joaquim de Lima, Escola Mirandolina Ribeiro Macêdo, Escola Professora Cleonice Lopes, Escola Prof. José Agostinho Porto e Escola Tarcilo Vieira de Melo, já estão recebendo os painéis fotovoltaicos, instalações de cabos e receptores prontos, para distribuir e armazenar energia para as salas de aulas, sistema de climatização e iluminação das escolas.

Zito Barbosa falou sobre a importância do novo sistema e do investimento para o município. “Estamos dando um grande salto com a implantação da energia solar nas escolas municipais. Nessa primeira etapa, já está totalmente pronto o sistema em quatro escolas como na Celso Barbosa na Morada da Lua, Mirandolina Macêdo em Barreirinhas, Sagrado Coração de Jesus no Renato Gonçalves e Colégio Padre Vieira, que passam a gerar energia para abastecer todo sistema de climatização e iluminação com energia limpa. Neste momento estamos instalando o maior sistema de energia renovável realizado por um ente público no Brasil”, destacou o prefeito.

O sistema tem um impacto extraordinário na sustentabilidade. A área de placas instaladas corresponderá a quase 2 hectares, a geração de energia limpa em um período estimado de 25 anos corresponderá ao plantio de 38.893 árvores, ou a redução na emissão de 21.169.993 kg de CO2, que equivalem a 12 milhões de quilômetros rodados por um automóvel (ou 300 voltas no globo terrestre).

Fonte: PMB