IPAM promove economia de recursos públicos com instalação de sistema de energia solar fotovoltaica

03/05/22 | São Paulo

Reportagem publicada pela Prefeitura Municipal de Cantagalo

É algo notório que a utilização da energia elétrica é imprescindível, tanto para o uso doméstico quanto à prestação de um serviço. No entanto, tendo em vista o cenário atual, torna-se necessário investimentos que visem à redução dos valores gastos com o seu custeio, sendo uma das alternativas existentes o investimento em geração de energia solar fotovoltaica.

Do ponto de vista ambiental, a geração de energia elétrica por meio de fontes limpas e renováveis, com sistemas de pequeno porte e próximos da carga a ser suprida, contribui para a redução do impacto local sobre o meio ambiente. Dentre as fontes de energia consideradas limpas e renováveis, a energia solar apresenta-se como uma forma viável para suprir parte do consumo de energia elétrica do IPAM, fazendo uso da área disponível na unidade e do recurso solar da região.

Assim, o Instituto de Pensão e Aposentadoria Municipal, IPAM, em novembro de 2021, abriu processo administrativo para contratação de empresa para a instalação de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica conectada à rede, em sua sede. Em 24 de janeiro do corrente ano o sistema já estava em pleno funcionamento, sendo este instalado por uma empresa sediada no município de Cantagalo.

O sistema de energia fotovoltaica possui uma inversora com capacidade de transformação de até 5kwh de energia contínua para energia alternada, com 07 placas fotovoltaicas na área interna do telhado do IPAM e mais 06 placas na área externa, totalizando 13 placas com capacidade individual de até 465wp e até 6045wp total (limitados pelos 5kwh da inversora).

Sendo assim, em 72 dias de uso, o sistema já gerou 1.43 MWh (Megawatt-hora) e estima-se que houve uma redução na emissão de CO2 superior a 1,43 tonelada.