Mais uma UBS da região do Arapiuns é beneficiada com instalação de sistema de energia solar

25/01/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo G1

O sistema possibilita conservar adequadamente vacinas e medicamentos, melhorando a qualidade do atendimento primário à saúde na comunidade.

Mais uma UBS ribeirinha foi contemplada com a instalação de sistema de energia solar (off grid), que vai possibilitar o armazenamento de vacinas e uso de inaladores. Desta vez, a unidade beneficiada é da comunidade Prainha do Maró, localizada na região do rio Arapiuns, em Santarém oeste do Pará.

Com a instalação do sistema dimensionado para funcionar durante 24h/dia, será possível alimentar a geladeira de vacinas e 6h/dia para demais cargas (iluminação e equipamentos), possibilitando conservar adequadamente vacinas e medicamentos, melhorando a qualidade do atendimento primário à saúde na comunidade.

A instalação representa a realização de um sonho antigo dos moradores e profissionais da UBS que dependiam de gerador para armazenar as vacinas, que eram aplicadas apenas uma vez ao mês, devido a carência de armazenamento. “A gente não tem energia na comunidade e não realizamos inalação. A vacina é aplicada uma vez ao mês. E com esse novo sistema a gente vai atender melhor essa população com a rotina da UBS”, disse a enfermeira Vanessa Alcântara, de Prainha do Maró.

No último fim de semana, a equipe técnica do Projeto Saúde e Alegria (PSA) concluiu a instalação do sistema que compreende um gerador fotovoltaico de 2,25KWp, painel solar, inversor solar e bateria solar lítio 48V 3,6KWh. Os equipamentos compõem um sistema altamente moderno.

“A bateria solar lítio apresenta uma alternativa viável a longo prazo para essa função, permitindo que o usuário utilize 100% da sua capacidade com até 6.000 ciclos, podendo chegar até 10 anos de garantia. E os geradores fotovoltaicos off grid são os mais adequados para lugares remotos, como comunidades ribeirinhas e isoladas”, explicou a coordenadora do núcleo de Água & Energia do PSA, Jussara Batista.

O gerador off grid instalado na UBS é completamente independente de qualquer ligação com a rede elétrica, utilizando apenas a energia solar produzida pelos painéis fotovoltaicos. A energia produzida é imediatamente consumida pelas cargas do sistema e seu excedente é armazenado na bateria. O equipamento responsável por fazer o gerenciamento dessa produção/consumo é o inversor carregador (que agrega um controlador de carga solar MPPT), onde é feito a conversão da corrente contínua geradas pelos painéis para a corrente alternada demandada pelas cargas.

O projeto é realizado pelo Projeto Saúde e Alegria, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e apoio da Fundação MOTT por meio do projeto Energia Solar para Ribeirinhos da Amazônia. Até março de 2022 o PSA prevê a instalação desse sistema em outras três unidades básicas de saúde da região de rios de Santarém. Em dezembro de 2021, a UBS de São Miguel foi a primeira a receber as instalações.

VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Unidade Básica de Saúde de Prainha do Maró contemplada com sistema de energia solar (Foto: PSA/Divulgação)