Proenergia Summit 2022 reúne grandes players para debater transição energética

16/09/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Portal IN

Fortaleza se transformará na “capital da Transição Energética” nos próximos dias 21 e 22 deste mês, quando o Sindienergia-CE, em parceria com a FIEC, o Sebrae Ceará, Senai-CE e Sesi-CE, realizará o Proenergia Summit 2022, um dos maiores eventos do setor de energia a nível nacional, prestes a conquistar o mercado mundial. Em sua quarta edição, ocorrendo, pela primeira vez no Centro de Eventos do Ceará (CEC), a iniciativa agregará alguns dos maiores players e empresários do setor e a Academia em torno do momento atual de ‘Transição Energética’, eleito como macrotema.

Dentre as presenças já confirmadas, a do ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida; dos presidentes da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk; da Vestas, Eduardo Ricotta, e da Qair, Armando Abreu, respectivamente; representantes da Aneel, Chesf, Governo do Ceará, Banco Mundial, Governo Britânico, Sedet, FIEC, BNB, Enel Green Power, BP, 2W Energia, M. Dias Branco, Cimento Apodi, dentre outras instituições e empresas públicas ou privadas. A Palestra Magna de abertura será realizada pelo ministro Sachsida, a partir das 9h30, tendo como tema: ‘O setor de energia brasileiro: perspectivas e oportunidades’. Outras questões relevantes como marcos regulatórios, matriz energética e geração própria de energia, também serão discutidas durante o evento.

Além de espaços voltados para realização de negócios, o evento colocará em evidência o que há de mais moderno no setor, como o Hidrogênio Verde (H2V), descarbonização dos processos, mobilidade urbana, cidades sustentáveis, políticas públicas, transporte de energia, regulações, eólica offshore, solar fotovoltaica, biogás, investimentos no setor de energia, dentre outros temas. Haverá espaço ainda para rodada de negócios, exposição de empresas e a entrega do Troféu Jurandir Picanço, que nesta edição homenageia o empresário Lauro Fiúza, presidente do Conselho da Servtec Energia, um dos precursores das energias renováveis no Ceará e no Brasil.

Para o presidente do Sindienergia-CE, Luis Carlos Queiroz, trata-se de uma iniciativa única e estratégica para o setor, que tem no Ceará um celeiro infinito de possibilidades. “Todos os caminhos possíveis hoje no setor de energia levam à transição energética. O processo de descarbonização tem sido vivenciado com bastante intensidade em todo o mundo, em favor da utilização das energias limpas e renováveis. Por isso, esse será o macrotema que norteará o Proenergia Summit 2022. E nada melhor do que ocorrer no Ceará, que tem se mostrado ao longo dos anos um vanguardista no setor”, justifica. Os organizadores esperam um público de cerca de duas mil pessoas nos dois dias de evento. Inscrições e mais informações podem ser obtidas no site: www.proenergiasummit.com e nas redes sociais do sindicato (@sindienergiaceara).