Projeto da Norte Energia vai levar energia solar a aldeias do Médio Xingu

16/05/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Socel News

Apostar em energia limpa e renovável e contribuir para a preservação do meio ambiente no Médio Xingu. Com este objetivo, a Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, lança esta semana o projeto-piloto “Energia Verde no Xingu”, que levará energia solar para aldeias indígenas da Volta Grande do Rio Xingu, no sudoeste paraense. A iniciativa substituirá geradores de energia elétrica à diesel por placas solares instaladas em flutuantes, que serão implantadas no Rio Xingu, promovendo a preservação ambiental da região.

Na primeira fase do projeto serão beneficiados mais de 400 indígenas de seis aldeias da região. A estrutura de fornecimento de energia do novo modal conta com um sistema autônomo de geração de energia solar com uso de baterias, que garantem o suprimento de eletricidade por até 48 horas sem incidência de radiação solar. As placas instaladas em flutuantes vão captar luz do sol gerando energia elétrica, a qual atenderá diretamente as aldeias indígenas da região conhecida como Volta Grande do Xingu, área de influência do empreendimento.

Atualmente, a unidade piloto do Energia Verde no Xingu passa por testes e está instalada no Sistema de Transposição de Embarcações (STE) da usina, na margem direita do rio, com container posicionado em solo e placas solares fotovoltaicas instaladas em flutuantes. A continuidade dos testes e a implementação do Projeto em aldeias da região serão definidas após tratativas com os indígenas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

A usina fotovoltaica em teste possui 124 painéis flutuantes de 405 watts (W) cada e conta com unidades de potência e armazenamento, o que inclui baterias de lítio com capacidade para 50,22 quilowatt pico (kWp) e sistema para monitoramento e comando remoto, bem como comunicação e acesso à internet via satélite.

A superintendente de Portfólio e Preços da Norte Energia, Silvia Cabral, explicou que o projeto Energia Verde integra o rol de iniciativas da empresa para geração de energia complementar. “Nossa intenção é levar energia solar para as comunidades da área de influência da usina, uma fonte renovável e que possui total relação com a Norte Energia, operadora da maior usina hidrelétrica 100% nacional que produz energia renovável e limpa a partir da fonte hidráulica. Desta forma, o empreendedor colaborará ainda mais com a preservação do meio ambiente da região”, comentou.