Sistemas de geração de energia instalados no Brasil devem triplicar em 2017

05/10/17 | São Paulo

Tribuna do Ceará

O segmento de geração distribuída no Brasil apresentou um crescimento de quase 50% de janeiro a junho deste ano e, atualmente, conta com 12.340 unidades geradoras da própria energia, com 98% dos quase 140 MW gerados vindo através da fonte solar, a mais utilizada pelos brasileiros. Os dados são oficiais da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O órgão cuida da regulamentação das normas de geração de energia pelo próprio consumidor que, além de contar com a produção para consumo, ainda é compensado pelo excedente que repassa para a rede da distribuidora, através do sistema de créditos energéticos. Em outras palavras, o que é produzido vem em forma de desconto na conta de luz, podendo chegar até 95% do valor total.

Considerando esse crescimento, o Brasil pode chegar ao final de 2017 com quase 20 mil sistemas instalados, o que representará um crescimento de três vezes somente neste ano. Até 2024, poderão ser 1,2 milhão de brasileiros gerando a própria energia. A projeção é do Ministério de Minas e Energia. A projeção é de Nelson Colaferro,

“Apesar de não ser uma tecnologia consideravelmente nova no mundo e no país, o consumidor ainda está conhecendo o sistema, testando. A previsão é que nos próximos anos a microgeração distribuída cresça em velocidade acelerada”, afirma Nelson Colaferro, fundador da Blue Sol Energia Solar (empresa de serviços e consultoria no setor solar) e presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).  .

Em Fortaleza, a empresa abriu recentemente sua primeira franquia no Nordeste, que é capitaneada pelo engenheiro Alexandre Modesto. Com o início da operação da Blue Sol na capital cearense, a meta é atingir a instalação de 70 novos sistemas geradores. A empresa já está confirmada em eventos como “All About Energy”, feira específica do setor que está prevista para outubro deste ano no Terminal Marítimo de Passageiros.