SP prepara segundo projeto de energia solar flutuante

25/08/20 | São Paulo

Energia Hoje 

Por Thais Custodio

Edital de chamamento público para formação de parceria que vai viabilizar implantação de 80 MW deve ser lançado até setembro

O governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), está preparando o segundo projeto de energia solar fotovoltaica flutuante a ser instalado no reservatório Billings, com capacidade de 80 MW. O edital de chamamento público do projeto será lançado até a primeira semana de setembro, disse ao EnergiaHoje o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

“Geralmente, há um mês para apresentação das propostas por parte das empresas e mais um mês para o julgamento das propostas e assinatura do contrato. Então, teremos condição de estar iniciando a implantação no mês de novembro, dependendo do sucesso do chamamento”, afirmou.

O objetivo é substituir parte da energia usada hoje pela administração pública por energia renovável, aproveitando o espaço do reservatório de água.

Esse projeto surge após testes feitos na primeira usina solar fotovoltaica flutuante da cidade de São Paulo, que iniciaram em fevereiro e demonstraram a viabilidade da implantação de usinas desse tipo.

O primeiro empreendimento é uma iniciativa da SIMA, por meio da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), em parceria com a Sunlution Soluções em Energia. Tem 100 kW de potência e ocupa uma área de mil metros quadrados do reservatório Billings junto à usina elevatória de Pedreira. Para implantação do projeto foram investidos R$ 450 mil em equipamentos.

O potencial do estado de São Paulo para geração solar fotovoltaica é de 12 TWh/ano. A radiação média anual varia entre 4,2 kWh/m²/dia e 5,7 kWh/m²/dia, de acordo com o Atlas Solar de São Paulo.