Portal exclusivo associados Seja Associado English中文 (中国)

Balanço Energético Nacional ressalta crescimento da renovabilidade da matriz brasileira

Reportagem publicada pela Empresa de Pesquisa Energética

Houve aumento da oferta de energia hidráulica e redução do uso das usinas termelétricas a partir de combustíveis fósseis como gás natural, carvão e derivados de petróleo.

O Brasil aumentou a renovabilidade da Oferta Interna de Energia (OIE) e da Oferta Interna de Energia Elétrica (OIEE) entre 2021 e 2022. O percentual de renováveis na OIE passou de 45,0% em 2021 para 47,4% em 2022, segundo o Relatório Síntese do Boletim Energético Nacional (BEN). O documento foi divulgado, esta semana, pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME). A publicação anual apresenta os principais dados sobre a contabilização da oferta, transformação e consumo final de produtos energéticos no Brasil.

Quanto à Oferta Interna de Energia Elétrica, a variação foi de 78,1% para 87,9%. Para este cálculo foi considerado, além do Sistema Interligado Nacional (SIN), os Sistemas Isolados e a Autoprodução não-injetada na rede. Considerando apenas o SIN, a renovabilidade da OIEE em 2022 foi calculada em 92%. Segundo a publicação da EPE, a variação positiva ocorreu devido ao aumento da oferta hidráulica no país, aliado à redução da geração termelétrica. 

A publicação também traz, pela primeira vez, o histórico da energia solar térmica, utilizada para o aquecimento de água, nos setores residencial, comercial e industrial. O crescimento da geração solar em 2022 foi destaque, tendo gerado 30.126 GWh, aumento de 80% em relação ao ano anterior.

Os dados ressaltados pela publicação, de maior participação de fontes renováveis na geração de energia elétrica, mostram como o Brasil tem avançado para reduzir ainda mais as emissões de carbono na geração elétrica brasileira, calculado em 61,7 Kg CO2-eq/MWh em 2022. O valor é cerca de seis vezes menor que o dos Estados Unidos e onze vezes menor que o da China, ambos em comparação ao ano de 2020.

Acesse no link a seguir o Relatório Síntese do BEN ano base 2022

Vídeos

Vídeos

Receba o infográfico exclusivo

Preencha os dados abaixo e receba em seu e-mail.