Portal exclusivo associados Seja Associado English中文 (中国)

Os sistemas de armazenamento de energia elétrica já estão presentes em muitos países. No Brasil, esta tecnologia é uma alternativa para otimizar o uso da eletricidade gerada por sistemas fotovoltaicos. Os BESSBattery Energy Storage Systems – não apenas possibilitam a acumulação da eletricidade gerada a partir da luz solar, mas também garantem um fornecimento contínuo e eficiente. Entre as opções de armazenamento, destacam-se: baterias de íons de lítio/ baterias de fluxo/ baterias de sódio-enxofre.

A energia acumulada pode ser utilizada nos momentos em que não há eletricidade do sistema solar fotovoltaico ou da rede suprindo o sistema, como em apagões, dias nublados, ou durante a noite. O armazenamento eficaz da energia elétrica gerada pelos painéis solares assegura uma estabilidade no fornecimento, reduzindo a dependência da rede elétrica convencional e promovendo uma gestão mais sustentável da energia.

O hidrogênio verde representa uma revolução no campo da energia sustentável. Ele poder ser produzido a partir da eletrólise da água, um processo que usa eletricidade para dividir moléculas de água (H₂O) em hidrogênio (H₂) e oxigênio (O₂). Quando a eletricidade usada nesta separação vem de fontes limpas e sustentáveis, como a energia solar, o resultado é um hidrogênio totalmente isento de emissões de carbono.

Na indústria pesada, o H2V pode substituir combustíveis fósseis, como o carvão, na produção de aço e ser utilizado na fabricação de amônia e metanol. No transporte, veículos pesados adotam células de combustível de hidrogênio, oferecendo uma alternativa limpa, especialmente na aviação e transporte marítimo. Além de ser um sistema de armazenamento de energia renovável, pode substituir o gás natural em sistemas de aquecimento. Países como o Brasil, com excedente na produção de energia elétrica renovável a preço competitivo, têm a oportunidade de se tornarem líderes no mercado global de H2V.

Receba o infográfico exclusivo

Preencha os dados abaixo e receba em seu e-mail.