Fazenda Escola inaugura usina solar experimental na Bahia

13/05/21 | São Paulo

Reportagem publicada no InfoSolar

Energia gerada vai ajudar na implantação do cultivo irrigado para o plantio de cana-de-açúcar, capim e grãos

A Fazenda Escola Modelo, no município de Barra, na Bahia, doada pela Casa dos Ventos, inaugurou na semana passada uma usina experimental de energia solar fotovoltaica de 60 quilowatts. A central geradora vai ajudar na implantação do cultivo irrigado, com 130 hectares, para o plantio de cana-de-açúcar, capim e grãos, como soja, milho, feijão e algodão, além de grandes culturas de frutas, como uva, manga, banana e caju.

Além do cultivo, a Fazenda conta com a parte agroindustrial, com unidades destinadas ao processamento frutífero, usina de açúcar e etanol e vinícola para produção de vinhos, sucos e espumantes. Outros 300.000 W de energia solar devem ser instalados para atender toda a demanda do projeto.

A inauguração contou com as presenças do vice-governador João Leão, de uma comitiva de produtores de frutas de Petrolina e de representantes de universidades e órgãos do governo federal.

Na oportunidade, também foi lançada a pedra fundamental onde vai ser implantado o primeiro polo frutífero da Bahia, na fazenda Nova Petrolina. “O nosso trabalho é planejar o desenvolvimento econômico do estado, visando desenvolver novas práticas agricultáveis e gerar mais emprego para o povo. Esta é a missão do Polo Agroindustrial e Bioenergético que estamos desenvolvendo na região”, disse Leão.

A comitiva foi conhecer a região para potenciais investimentos futuros. Participaram da visita Francisco Schiochet, presidente da Cantina São Jorge, Jorge Garziera, da Vinícola Garibaldina, Ricardo Cappellaro, da Cappellaro Fruits, Paulo Roberto, da Embrapa-PE, o reitor da Univasf, Paulo Fagundes, e o diretor da Ufob/Campus Barra, Jairo Torres.

Os investidores e pesquisadores também visitaram empreendimentos que estão operando e em implantação no município, como a Fazenda Barra Agropecuária, Euroeste, Fazenda Desterro e o campo experimental de banana e soja da Ufob.

Na Bahia, a Casa dos Ventos possui, atualmente, um complexo eólico em operação, um em construção e mais 22 centrais de energias renováveis em fase de desenvolvimento.

A Fazenda Escola Modelo foi criada no ano passado para desenvolver técnicas agrícolas dentro do Colégio Estadual de Educação Profissional (CEEP) Águas. O termo de cooperação para implantação da Fazenda foi assinado pelo Governo da Bahia, em junho de 2020. O projeto tem a missão de criar uma escola sustentável e referencial na formação agrotécnica e agroindustrial.