Área de associados Trabalhe no setor solar

Benefícios

Confira abaixo os principais benefícios de ser associado ABSOLAR:

1 – Suporte de especialistas em energia solar FV
O Departamento Técnico Regulatório, conhecido como TECREG, é o coração da ABSOLAR. Nossos especialistas estão sempre preparados para esclarecer todas as suas dúvidas sobre regulamentação, legislação, tributação, financiamento, licenciamento ambiental, políticas públicas e incentivos disponíveis para o setor no Brasil.

Ajudamos você possibilitando o acesso a:

Informação Estratégica

– Pesquisa, compilação e análise de dados de mercado relativos ao setor elétrico e setor solar fotovoltaico.

– Elaboração de estudos, análises e notas técnicas.

– Preparação de apresentações e conteúdo para eventos.

– Revisão técnica de conteúdo de mídia.

Coordenação
dos Grupos de Trabalho

– Elaboração de pleitos, ofícios e propostas;

– Participação em Audiências Públicas e Consultas Públicas.

– Monitoramento das atividades, metas e resultados.
– Suporte operacional aos GTs: reuniões, calls e atas.

– Promoção de sinergia entre os GTs;

Atendimento Técnico e Regulatório aos Associados

– Esclarecimento de dúvidas e solicitações, via email, telefone, whatsapp.

– Reuniões presenciais mediante agendamento.

– Criação de ferramentas para maior interação do associado com a ABSOLAR.


Suporte a Parceiros

– Participação em reuniões e eventos.

– Elaboração de materiais, ideias, conceitos e conteúdos para as instituições governamentais e parceiras.

– Esclarecimento de dúvidas e solicitações.

– Promoção de uma participação mais ativa na disseminação de políticas públicas.


2 –  Representação junto ao governo
Mantemos um canal de diálogo aberto nos níveis federal, estadual e municipal, bem como com a agência reguladora e outras entidades públicas estratégicas para defender as demandas do setor solar fotovoltaico brasileiro. Como associado, você pode apresentar os problemas da sua empresa e trazer propostas e recomendações, mantendo-se sempre atualizado sobre tudo o que está sendo debatido e feito para o desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica no Brasil.

3 – Matchmaking: somos a ponte entre todos os elos de toda a cadeia de valor
Independentemente do porte, perfil e nacionalidade, todas as empresas associadas possuem atenção extra quanto a nossa forma de conexão. Somos a ponte entre todos os elos da cadeia de valor solar fotovoltaica, desde fornecedores e clientes até potenciais parceiros de negócios e investidores, ajudando você a dinamizar o seu networking no setor.

4 – Grupos de Trabalho (GTs): debate das questões estratégicas e definição de propostas
A ABSOLAR conta com seis Grupos de Trabalho (GTs), compostos por nossos associados. Por meio de reuniões periódicas, as principais discussões do setor ocorrem com a participação essencial de nossos associados, definindo estratégias para apoiar o desenvolvimento e crescimento do mercado. Os GTs são divididos da seguinte forma:

• Geração Distribuída (GD)
Responsável pelo acompanhamento do segmento de mercado de sistemas fotovoltaicos de pequeno e médio porte. O foco prioritário desse grupo é nos mercados de micro e minigeração distribuída, dando especial atenção ao Sistema de Compensação de Energia Elétrica e à Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento da GDFV no Brasil.

• Geração Centralizada (GC)
Responsável por acompanhar o segmento de mercado das usinas solares fotovoltaicas de grande porte conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Este GT abrange tanto o Ambiente de Contratação Regulada (ACR) quanto o Ambiente de Contratação Livre (ACL).

• Cadeia Produtiva
Trabalha para melhorar o ambiente de negócios e a competitividade da cadeia produtiva solar fotovoltaica no Brasil, formulando uma política industrial sólida para o setor. Esse GT tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de uma cadeia produtiva nacional, bem como garantir padrões de qualidade, durabilidade e segurança dos equipamentos e suprimentos necessários para a energia solar fotovoltaica.

Ambiental
Responsável por discutir os procedimentos relacionados ao licenciamento ambiental de projetos solares fotovoltaicos. Trabalha na formulação de normas e diretrizes que atendam às necessidades do setor solar FV, em sintonia com as melhores práticas de proteção ambiental.

Financiamento
Atua em parceria com instituições financeiras nacionais e internacionais, públicas e privadas, elaborando propostas de melhorias nas condições de financiamento oferecidas para sistemas solares fotovoltaicos, tanto para os segmentos de geração centralizada quanto de geração distribuída.
Para saber mais sobre as condições de financiamento disponíveis no Brasil, clique aqui.

• Armazenamento de Energia Elétrica
Este GT ajuda a desenvolver o mercado de armazenamento de energia elétrica no Brasil, levando em conta a sinergia com a tecnologia solar fotovoltaica. As principais atividades desenvolvidas por este GT são: divulgação de informações sobre tecnologias de armazenamento e sobre o desenvolvimento do mercado, elaboração de propostas e pleitos nas áreas de regulação, legislação e financiamento, entre outros, e o diálogo com com atores públicos e privados, defendendo os interesses do setor de armazenamento.


5 – Informações estratégicas para a sua tomada de decisão
O acesso às principais notícias do mercado nos ajuda a entender qual o melhor caminho a seguir. Por isso, diariamente enviamos por e-mail aos associados nosso clipping, com as matérias mais relevantes dos setores solar fotovoltaico e elétrico.
Já a nossa revista digital mensal, elaborada exclusivamente para os associados, traz as principais notícias sobre serviços, parcerias e informações da ABSOLAR.
Com dados mais técnicos, o Infográfico ABSOLAR é o principal termômetro do mercado solar fotovoltaico no Brasil. Ele é amplamente replicado nas redes sociais e na imprensa nacional e internacional. Os associados da ABSOLAR recebem o infográfico em primeira mão, antes da divulgação para os meios de comunicação.
Nossas divulgações de chamadas públicas, editais e licitações voltadas ao setor também são enviadas em primeira mão aos nossos associados, de modo que todos fiquem atentos às oportunidades de negócio nas esferas municipal, estadual e federal em todo o País.

6 – Ouvidoria: defesa junto à Aneel para solução de problemas com distribuidoras
A ouvidoria ABSOLAR ajuda a identificar os problemas enfrentados a partir de uma avaliação das dificuldades recorrentes com as distribuidoras, atuando diretamente com a ANEEL em busca de soluções. O canal é aberto para todo o setor! Além disso, os associados ABSOLAR também contam com o suporte do TECREG.

7 – Eventos exclusivos e condições diferenciadas em feiras e congressos
A participação nos principais eventos do setor é garantida aos nossos associados com condições especiais. Feiras, jantares de negócio, congressos, workshops, webinars, seminários, encontros regionais, cursos e treinamentos de altíssimo nível são alguns dos exemplos. Após a finalização do processo associativo, você garante o acesso à nossa agenda atualizada mensalmente, com descontos e benefícios exclusivos.

8 – Cadastramento de seus produtos com código Finame junto ao Pronaf
Como associado da ABSOLAR, você pode cadastrar os seus produtos com código Finame junto ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Dessa forma, é possível acessar as melhores linhas de financiamento disponíveis no Brasil para os pequenos agricultores. Nós te orientamos sobre como usar esse incentivo, acelerando o processo.

9 – Selos exclusivos para seus materiais de comunicação

Evidencie aos seus fornecedores, clientes, parceiros e investidores o comprometimento e alinhamento de sua empresa com tudo o que acontece de mais importante no setor solar fotovoltaico brasileiro. Para isso, disponibilizamos um selo exclusivo (em português e inglês), que pode ser inserido em todos os seus materiais de comunicação.

10 – Parceria exclusiva com a plataforma ECOTX
A plataforma digital que auxilia na avaliação de projetos solares fotovoltaicos é hoje um benefício para nossos associados. Em apenas alguns cliques, é possível monitorar dezenas de variáveis do setor elétrico, apresentadas por uma ferramenta de georreferenciamento. Dessa forma, você pode analisar as principais condições para o desenvolvimento de projetos em todo o território nacional.
Como associado, você tem acesso a 15 variáveis gratuitamente e 30% de desconto para as demais ferramentas da plataforma.


Associe-se

Seja um associado ABSOLAR e conheça de perto nossos benefícios e serviços.
Para se associar, siga o passo a passo abaixo:

1º – Entre em contato com o nosso departamento associativo pelo e-mail associativo@absolar.org.br ou pelo telefone (11) 3197-4560;
2º – Nossa equipe encaminhará uma proposta associativa de acordo com o perfil da empresa ou profissional. Após a aprovação do valor da mensalidade, encaminhe o formulário de adesão assinado junto ao seu contrato social ou estatuto social da empresa;
3º – Pronto! A associação é confirmada logo após a identificação do primeiro pagamento.

Para mais informações, entre em contato conosco de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h00, pelo telefone: (11) 3197-4560, e-mail: associativo@absolar.org.br ou WhatsApp: (11) 98943-4499.


Contato

+55 11 3197 4560

Av. Paulista, 1636, 10° andar, conj. 1001/1002

Bela Vista, São Paulo – SP

CEP: 01310-200