Benefícios

Confira abaixo os principais benefícios de ser associado ABSOLAR:

1 – Suporte de especialistas em energia solar FV
O Departamento Técnico Regulatório, conhecido como TECREG, é o coração da ABSOLAR. Nossos especialistas estão sempre preparados para esclarecer todas as suas dúvidas sobre regulamentação, legislação, tributação, financiamento, licenciamento ambiental, políticas públicas e incentivos disponíveis para o setor no Brasil.

Ajudamos você possibilitando o acesso a:

Informação Estratégica

Coordenação dos Grupos de Trabalho

Atendimento Técnico e Regulatório aos Associados

Suporte a Parceiros

– Pesquisa, compilação e análise de dados de mercado relativos ao setor elétrico e setor solar fotovoltaico.

– Elaboração de estudos, análises e notas técnicas.

– Preparação de apresentações e conteúdo para eventos.

– Revisão técnica de conteúdo de mídia.

– Elaboração de pleitos, ofícios e propostas;

– Participação em Audiências Públicas e Consultas Públicas.

– Monitoramento das atividades, metas e resultados.

– Suporte operacional aos GTs: reuniões, calls e atas.

– Promoção de sinergia entre os GTs;

– Esclarecimento de dúvidas e solicitações, via email, telefone, whatsapp.

– Reuniões presenciais mediante agendamento.

– Criação de ferramentas para maior interação do associado com a ABSOLAR.

– Participação em reuniões e eventos.

– Elaboração de materiais, ideias, conceitos e conteúdos para as instituições governamentais e parceiras.

– Esclarecimento de dúvidas e solicitações.

– Promoção de uma participação mais ativa na disseminação de políticas públicas.

2 –  Representação junto ao governo
Mantemos um canal de diálogo aberto nos níveis federal, estadual e municipal, bem como com a agência reguladora e outras entidades públicas estratégicas para defender as demandas do setor solar fotovoltaico brasileiro. Como associado, você pode apresentar os problemas da sua empresa e trazer propostas e recomendações, mantendo-se sempre atualizado sobre tudo o que está sendo debatido e feito para o desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica no Brasil.

3 – Matchmaking: somos a ponte entre todos os elos de toda a cadeia de valor
Independentemente do porte, perfil e nacionalidade, todas as empresas associadas possuem atenção extra quanto a nossa forma de conexão. Somos a ponte entre todos os elos da cadeia de valor solar fotovoltaica, desde fornecedores e clientes até potenciais parceiros de negócios e investidores, ajudando você a dinamizar o seu networking no setor.

4 – Grupos de Trabalho (GTs) e Forças-Tarefas (FTs): debate das questões estratégicas e definição de propostas
A ABSOLAR conta com seis Grupos de Trabalho (GTs) e duas Forças-Tarefas (FTs), compostos por nossos associados. Por meio de reuniões periódicas, as principais discussões do setor ocorrem com a participação essencial de nossos associados, definindo estratégias para apoiar o desenvolvimento e crescimento do mercado. Os GTs são divididos da seguinte forma:

• Geração Distribuída (GD)

Responsável pelo acompanhamento do segmento de mercado de sistemas fotovoltaicos de pequeno e médio porte, o foco prioritário desse grupo é nos mercados de micro e minigeração distribuída enfrentando desafios e oportunidades da Lei nº 14.300/2022. Entre eles, estão o cálculo dos benefícios da Geração Distribuída Solar  Fotovoltaica (GDFV) e a valoração do crédito de energia a partir de 2029. Além disso,  há outras questões como a inversão de fluxo e barreiras de acesso à rede. Este GT busca também corrigir interpretações da lei, equiparar a isenção de ICMS para GDFV em todo o país e manter um ambiente favorável para novos modelos de negócios em geração remota e compartilhada.

• Geração Centralizada (GC)

Responsável por acompanhar o segmento de mercado das usinas solares fotovoltaicas de grande porte conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Este GT possui os objetivos de preservar negócios de autoprodução, garantir uma transição adequada nesse modelo, acompanhar processos judiciais e propor ações legislativas relacionadas ao constrained-off, especialmente revisando a Garantia Física para Usinas Fotovoltaicas (UFVs) e usinas híbridas. Além disso, busca melhorar as condições de acesso ao sistema de transmissão para UFVs, visando facilitar sua conexão à rede elétrica e integrá-las de forma eficiente e segura ao sistema elétrico nacional.

• Cadeia Produtiva

Trabalha para melhorar o ambiente de negócios, o processo de certificação de equipamentos, a qualificação profissional, a qualidade e segurança das instalações e a competitividade da cadeia produtiva solar fotovoltaica no Brasil, formulando uma política industrial sólida para o setor. Os objetivos desse GT são promover discussões sobre testes obrigatórios para comprovação da capacidade de geração dos módulos fotovoltaicos, contribuir com boas práticas de segurança em colaboração com entidades como Corpo de Bombeiros, ABNT e seguradoras, e fomentar a formação de mão de obra qualificada para o setor. A iniciativa busca elevar os padrões de qualidade, segurança e eficiência dos sistemas fotovoltaicos, além de impulsionar o crescimento sustentável da indústria solar no País.

• Financiamento

O Grupo atua em parceria com instituições financeiras nacionais e internacionais, públicas e privadas, para elaborar propostas de melhorias nas condições de financiamento para sistemas solares fotovoltaicos em ambos os segmentos de geração centralizada e distribuída. Seus objetivos incluem promover investimentos no setor, trabalhar pela regulamentação do Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi) e Projetos Prioritários para GDFV. Além disso, estabelece relações com agências de rating para melhorar a avaliação de risco e reduzir as taxas de financiamento. Adicionalmente, o grupo facilita diálogos com entidades de financiamento para ampliar a disponibilidade de recursos e simplificar processos de aprovação nos Fundos Constitucionais, visando impulsionar o crescimento sustentável da geração distribuída de energia no Brasil.

Para saber mais sobre as condições de financiamento disponíveis no Brasil, clique aqui.

Armazenamento de Energia Elétrica

Este GT visa desenvolver o mercado de armazenamento de energia elétrica no Brasil e o desenvolvimento das diretrizes legais e infralegais para o uso desta tecnologia. Além disso, debate sobre o estabelecimento de benefícios fiscais que permitam equiparar a carga tributária dos equipamentos de armazenamento ao observado para os equipamentos das energias renováveis, levando em conta a sinergia com a tecnologia solar fotovoltaica. Os principais objetivos deste GT são: trabalhar pela publicação de regulamentação favorável junto ao SEB, equiparar a carga tributária desses sistemas à média das fontes renováveis e defender a promoção de leilões de reserva de capacidade e de sistemas isolados com tecnologias de armazenamento.

• Logística e tributação

O GT de logística e tributação tem como missão analisar e propor soluções para os desafios logísticos e tributários enfrentados pelo setor solar fotovoltaico, visando a redução de custos, o aumento da eficiência e a expansão do uso da energia solar e de tecnologias sinérgicas no Brasil. Em seus objetivos, estão a busca pela manutenção dos atuais benefícios fiscais concedidos ao setor, fundamentais para a continuidade da expansão da capacidade instalada da fonte solar fotovoltaica, como os ex-tarifários e os benefícios de ICMS para equipamentos e para a GD. Adicionalmente, é foco dos trabalhos a manutenção dos efeitos destes incentivos na Reforma Tributária, evitando-se um aumento de carga tributária ao setor. O grupo também define o posicionamento da ABSOLAR em temas de logística reversa para atuar conforme os interesses dos associados e promover práticas sustentáveis na cadeia produtiva.

• Hidrogênio Verde (H2V)

O grupo possui os objetivos de promover incentivos regulatórios e tributários em âmbito federal e estadual, o estímulo à criação de políticas de demanda de longo prazo, como leilões e mandatos de mistura, e o fomento de condições mais competitivas em financiamento para projetos de produção de H2V. O grupo visa assim impulsionar o crescimento do mercado de hidrogênio verde, contribuindo para uma economia mais sustentável e limpa.

• ESG

A Força-Tarefa ESG (FTESG) tem como missão promover e incentivar a adoção de práticas de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental no setor solar fotovoltaico. No aspecto ambiental, busca fortalecer a estratégia de reciclagem para módulos fotovoltaicos. Em relação ao social, pretende elaborar um diagnóstico do fenômeno Not in My Backyard (NIMBY) no Brasil. Na esfera da governança, realiza advocacy institucional para contribuir com programas e planos nas políticas públicas relacionadas à compensação florestal e conservação da biodiversidade. A força-tarefa busca assim promover a sustentabilidade ambiental, social e de governança no País.

• Social

A Força-Tarefa (FTSocial)  tem como missão analisar, promover e comunicar os benefícios sociais da energia solar fotovoltaica à sociedade, visando o desenvolvimento sustentável e inclusivo. O grupo busca identificar oportunidades para o uso da energia solar FV como instrumento de inclusão social e desenvolvimento comunitário, além de promover ações que contribuam para a democratização do acesso à energia limpa e renovável.

6 – Informações estratégicas para a sua tomada de decisão
O acesso às principais notícias do mercado nos ajuda a entender qual o melhor caminho a seguir. Por isso, diariamente enviamos por e-mail aos associados nosso clipping, com as matérias mais relevantes dos setores solar fotovoltaico e elétrico.
Já a nossa revista digital mensal, elaborada exclusivamente para os associados, traz as principais notícias sobre serviços, parcerias e informações da ABSOLAR.
Com dados mais técnicos, o Infográfico ABSOLAR é o principal termômetro do mercado solar fotovoltaico no Brasil. Ele é amplamente replicado nas redes sociais e na imprensa nacional e internacional. Os associados da ABSOLAR recebem o infográfico em primeira mão, antes da divulgação para os meios de comunicação.
Nossas divulgações de chamadas públicas, editais e licitações voltadas ao setor também são enviadas em primeira mão aos nossos associados, de modo que todos fiquem atentos às oportunidades de negócio nas esferas municipal, estadual e federal em todo o País.

7 – Ouvidoria: defesa junto à Aneel para solução de problemas com distribuidoras
A ouvidoria ABSOLAR ajuda a identificar os problemas enfrentados a partir de uma avaliação das dificuldades recorrentes com as distribuidoras, atuando diretamente com a ANEEL em busca de soluções. O canal é aberto para todo o setor! Além disso, os associados ABSOLAR também contam com o suporte do TECREG.

8 – Eventos exclusivos e condições diferenciadas em feiras e congressos
A participação nos principais eventos do setor é garantida aos nossos associados com condições especiais. Feiras, jantares de negócio, congressos, workshops, webinars, seminários, encontros regionais, cursos e treinamentos de altíssimo nível são alguns dos exemplos. Após a finalização do processo associativo, você garante o acesso à nossa agenda atualizada mensalmente, com descontos e benefícios exclusivos.

9 – Cadastramento de seus produtos com código Finame junto ao Pronaf
Como associado da ABSOLAR, você pode cadastrar os seus produtos com código Finame junto ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Dessa forma, é possível acessar as melhores linhas de financiamento disponíveis no Brasil para os pequenos agricultores. Nós te orientamos sobre como usar esse incentivo, acelerando o processo.

10 – Selos exclusivos para seus materiais de comunicação

Evidencie aos seus fornecedores, clientes, parceiros e investidores o comprometimento e alinhamento de sua empresa com tudo o que acontece de mais importante no setor solar fotovoltaico brasileiro. Para isso, disponibilizamos um selo exclusivo (em português e inglês), que pode ser inserido em todos os seus materiais de comunicação.

11 – Parceria exclusiva com a plataforma ECOTX
A plataforma digital que auxilia na avaliação de projetos solares fotovoltaicos é hoje um benefício para nossos associados. Em apenas alguns cliques, é possível monitorar dezenas de variáveis do setor elétrico, apresentadas por uma ferramenta de georreferenciamento. Dessa forma, você pode analisar as principais condições para o desenvolvimento de projetos em todo o território nacional.
Como associado, você tem acesso a 15 variáveis gratuitamente e 30% de desconto para as demais ferramentas da plataforma.

Associe-se

Seja um associado ABSOLAR e conheça de perto nossos benefícios e serviços.
Para se associar, siga o passo a passo abaixo:

1º – Entre em contato com o nosso departamento associativo CLICANDO AQUI;
2º – Nossa equipe encaminhará uma proposta associativa de acordo com o perfil da empresa ou profissional. Após a aprovação do valor da mensalidade, encaminhe o formulário de adesão assinado junto ao seu contrato social ou estatuto social da empresa;
3º – Pronto! A associação é confirmada logo após a identificação do primeiro pagamento.

Para mais informações, entre em contato conosco de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h00, pelo telefone: (11) 3197-4560e-mail: associativo@absolar.org.br ou WhatsApp: (11) 98943-4499.