Conheça as ONGs e projetos que a ABSOLAR apoia

A parceria entre a ABSOLAR, Organizações Não Governamentais (ONGs) e entidades sem fins lucrativos que têm como objetivo tornar a energia solar acessível a todos os brasileiros, transformando a vida de moradores nos mais diversos municípios e localidades do Brasil. Acreditamos que investir em tecnologias limpas, renováveis e inclusivas é a chave para o desenvolvimento do futuro do planeta.

Saiba quem apoiamos:

Interligadas

A Interligadas é uma ação coletiva lançada em agosto de 2022 pelo projeto Profissionais do Futuro (da GIZ e do MEC) e a MESol (Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar). A iniciativa tem como objetivo estimular que empresas, escolas e pessoas se comprometam com ações voluntárias que estimulem a maior presença de mulheres no setor das energias renováveis. Além disso, os/as participantes ganham um selo de reconhecimento e as boas práticas são divulgadas nas mídias sociais e revista eletrônica da iniciativa. A Interligadas acredita que, com várias ações sendo feitas em conjunto, é possível mudar o mercado de energia e ter uma transição energética mais inclusiva e sustentável.

Litro de Luz

O Litro de Luz é um projeto social em atividade desde 2014, que leva energia solar para comunidades brasileiras com acesso precário à energia elétrica. O projeto utiliza materiais recicláveis, como garrafas PET e canos PVC, que servem de suporte para as placas solares e outros materiais utilizados para iluminar as 5 regiões do País beneficiadas pela iniciativa. O Litro de Luz já transformou a vida de mais de 16 mil brasileiros durante a realização do sonho de iluminar o Brasil inteiro com as garrafas recicláveis e energia renovável.

Revolusolar

Em atividade desde 2015, a Revolusolar é uma ONG brasileira que atua com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável de comunidades de baixa renda por meio da energia solar. As atividades começaram nas favelas da Babilônia e Chapéu Nogueira, ambas localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Além do compromisso de incentivar a sustentabilidade nas favelas por meio da energia solar, a Revolusolar é responsável também por desenvolver programas sociais como o PFP – Programa de Formação Profissional de moradores como instaladores solares, e o PEC – Programa de Educação e Cultura, que promove oficinas de conscientização com a população local, especialmente crianças e adolescentes.