Drone movido a energia solar pode voar por um ano

27/06/21 | São Paulo

Reportagem publicada na Revista Oeste

Dispositivo tem 35 metros de envergadura e foi desenhado para atuar na estratosfera

Um drone movido a energia solar vem sendo testado por uma empresa britânica para aplicação em monitoramento, vigilância, comunicação e segurança. Entre os usos possíveis estão: vigilância militar, prestação de socorro em áreas de desastres, observação terrestre, segurança de fronteiras e monitoramento marítimo, agrícola e ambiental, incluindo detecção de incêndios florestais.

A aeronave possui 35 metros de envergadura e, segundo a companhia, foi desenhada para voar na estratosfera, acima do tráfego da aviação e de fenômenos climáticos. Suas matrizes fotovoltaicas fornecem energia para o voo durante o dia e, por meio do armazenamento em baterias, permitem que ele se mantenha no ar durante a noite. Devido à tecnologia, o dispositivo é capaz de permanecer operando no ar por um ano.

-Publicidade-

A aeronave ainda pode ser equipada com câmeras, sensores e dispositivos para estabelecer redes de comunicação, incluindo internet 5G, em áreas remotas ou locais onde ocorreram desastres, substituindo satélites.

O voo inaugural do drone aconteceu no início de 2020 e, segundo nota da empresa, a expectativa é que entre em operação em até doze meses após o término do programa de testes.