Painéis solares flutuantes podem impedir água de evaporar

27/07/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Hypeness

Os painéis de energia solar podem oferecer um benefício ambiental tão simples quanto inesperado, capaz de reduzir a perda de água em sistemas de distribuição e hidrelétricas e ainda ampliar a geração de energia.

É essa a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia em parceria com a UC Water e o Sierra Nevada Research Institute na UC Merced: instalar painéis solares sobre superfícies aquáticas reduz a evaporação ao criar sombras e funcionar como uma espécie de escudo, capaz de assim otimizar a produção de energia em usinas hidrelétricas, por exemplo.

Exemplo de experimento semelhante realizado na Costa Rica © Getty Images

-Holanda apresenta primeira usina de energia solar flutuante do planeta

O estudo utilizou a rede de 6.350 de quilômetros de canais de distribuição de água da Califórnia como base para a conclusão, especialmente no contexto das intensas secas que o estado dos EUA enfrenta.

A diferença não é pequena: segundo os cálculos, a instalação de painéis pode economizar até 240 bilhões de litros de água por ano enquanto fornece 13 gigawats de energia renovável. “A instalação de painéis de energia solar sobre os canais é uma reposta à relação entre energia e água que pode resultar em benefícios múltiplos para a infraestrutura hídrica e energética”, diz o texto.

Ilustração no estudo dos benefícios da instalação dos painéis © reprodução

-Inventaram um painel solar transparente que vai transformar janelas em geradores de energia

Os benefícios, de acordo com o estudo, não são somente para a produção de energia e para o meio-ambiente como também podem ser econômicos: de acordo com o estudo, o custo de instalação rapidamente não somente se paga como traz lucro ao estado. A sombra dos painéis pode trazer outras vantagens inesperadas, como a redução de custos para os cuidados e manutenção do solo ao redor das instalações, como até mesmo o controle do surgimento de ervas daninhas nos locais. “Estudos de caso de matrizes fotovoltaicas sobre canais demonstraram uma melhora na performance fotovoltaica por conta dos microclimas refrigerados próximos aos canais”, adiciona o estudo.

Na Índia o método também já é utilizado com sucesso © Getty Images

-Telhado Sustentável: conheça as telhas que produzem energia solar

Outro ponto interessante sugerido pelo estudo é a possibilidade da energia solar produzida pelos painéis substituir bombas de irrigação costumeiramente movidas a diesel, em mudança que não somente se revela mais barata como também diminui a emissão de gases poluentes. Intitulada “Benefícios hídricos e energéticos a partir da cobertura de canais com painéis solares”, a pesquisa foi realizada a partir de análises hidrológicas baseadas em dados de satélites sobre os canais californianos, comparando com modelos climáticos e estações meteorológicas para estimar as taxas de evaporação – e pode ser lida em inglês aqui.