Sedetur promove fórum sobre o futuro do setor elétrico pós-pandemia

20/07/21 | São Paulo

Reportagem publicada na Tribuna do Sertão

Encontro online será transmitido pelo canal da Sedetur no youtube na quinta-feira (29). Foto: Jonathan Albuquerque

A Superintendência de Energia e Mineração (Suem), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), promove na quinta-feira (29), a partir 9h, o Fórum de Energia – Desafios e Perspectivas no setor elétrico pós pandemia. O evento online, que conta com a participação de gestores e especialistas da área, será transmitido pelo canal da Sedetur no Youtube.

O Fórum de Energia faz parte das ações conduzidas pela Suem e tem o objetivo de estimular e desenvolver práticas públicas voltadas para a produção de energia limpa. Assim, o foco desta edição é a discussão sobre energia solar e os benefícios que o uso de recursos renováveis para produção de energia traz para o meio ambiente e para a população.

Todos os anos a Superintendência de Energia e Mineração da Sedetur desenvolve o Balanço Energético, que mede a utilização de energia renovável no Estado. Só em 2020 Alagoas registrou um aumento de 150% no setor de geração de energia solar.

Isso ocorre porque Alagoas possui um grande potencial de irradiação solar e diversos incentivos promovidos pelo Governo de Alagoas que busca estimular o uso da energia solar. Desta forma, o cenário de energia alternativa vem crescendo no estado resultando em mais de 2 mil sistemas voltaicos e mais de 3 mil unidades consumidoras beneficiadas.

“Nós temos que prezar cada dia mais por incentivar o uso de energia por meio de fontes renováveis em Alagoas, um estado que recebe uma forte incidência da luz solar durante longos períodos do ano. Nós fornecemos meios aos interessados e facilitamos para que todo o processo aconteça. O Fórum vem para atualizar as políticas energéticas do estado e falar sobre a utilização dessas fontes de energia renováveis”, explica Caio Uchôa, superintendente de Energia e Mineração da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas.

O debate no Fórum de Energia conta com a participação da Vice-Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Bárbara Rubim e do Coordenador do Projeto de Eficiência Energética da Universidade Federal de Alagoas, professor Marcio Cavalcante.

Os interessados podem fazer a inscrição no evento através do link: https://doity.com.br/frum-da-energia e assistir o debate através do canal da Sedetur Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=Wdvv6py9Mkg).

(Foto: )