São José dos Campos vai implantar usina de energia solar em ônibus da cidade

12/08/21 | São Paulo

Reportagem publicada na Gazeta de São Paulo

Parte do projeto já foi homologado. Prefeitura agora busca empresas interessadas para concessão final da obra

A prefeitura de São José dos Campos (SP) deu aval à empresa Cápua Projetos e Construções Ltda para a implantação, manutenção e gestão de usinas solares fotovoltaicas que vão alimentar o sistema de ônibus elétricos no sistema de transportes da cidade.

Segundo o Diário do Transporte, o modelo é de geração distribuída, incluindo a gestão de compensação de crédito de energia elétrica.

No total, serão 12 ônibus elétricos articulados de 22 metros de comprimento, que foram comprados pela prefeitura para circular no chamado Corredor Verde, que terá 25 km de extensão total. A primeira etapa terá 14,5 quilômetros e vai ligar as regiões sul e leste, consideradas as mais populosas, passando pelo centro da cidade.

O projeto será dividido em dois lotes, sendo que o primeiro abrange as regiões norte, oeste e sul; e abrigará o trecho sul do projeto Linha Verde (corredor de ônibus elétricos). Já o segundo ainda não tem uma empresa responsável, mas como mostra o edital, o consórcio que aceitar a proposta deverá trabalhar para atender as regiões leste e sudeste do município.