Energia solar poderá representar 40% da geração dos EUA em 2035

23/08/21 | São Paulo

Reportagem publicada no InfoSolar

Análise mostra que avanço é necessário para atender metas de descarbonização do governo Biden

A energia solar fotovoltaica poderá representar 40% da geração dos Estados Unidos em 2035 caso as metas de descarbonização governo Joe Biden sejam cumpridas, aponta análise do National Renewable Energy Laboratory (NREL), centro de pesquisa do Departamento de Energia. Atualmente, a fonte responde por 3% do total da geração de energia do país.

Conforme relatório divulgado pela pasta, para atingir um setor de energia descarbonizado até 2035, os EUA terão que acelerar o atual ritmo de instalação de energia solar de três a quatro vezes até 2030. O comunicado destaca que a fonte é a forma de nova geração elétrica que mais cresce no país, com avanço de 4.000% na última década.

O levantamento ainda projeta que um setor de energia altamente descarbonizado em 2035 poderá criar milhões de empregos no segmento de renováveis, incluindo de 500 mil a 1,5 milhões de postos de trabalho na área solar.

A CEO da Associação das Indústrias de Energia Solar (SEIA, na sigla em inglês), Abigail Ross Hopper, avaliou que o relatório mostra que, com as políticas corretas, a energia solar ajudará a solucionar a crise climática e construir um forte setor industrial nos EUA.

“A publicação mostra que, para atender as metas de zerar emissões no setor elétrico, serão necessários bilhões de dólares em investimentos e oportunidades de mercado para todas as formas de geração renovável”, disse a dirigente.