A produção de modelos de painéis fotovoltaicos no Brasil foi paralisada pela fabricante BYD

26/08/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Portal Solar

Os módulos policristalinos P6K serão fabricados até o dia 17 de setembro, e os módulos monocristalinos M7K produzidos até o dia 29 de outubro

O comunicado da BYD Energy do Brasil foi feito ao mercado no dia 16 de agosto e afirmou que os módulos policristalinos P6K e monocristalinos M7K não serão mais produzidos na fábrica de São Paulo, localizada em Campinas.

A decisão pelo interrompimento na produção foi realizada por conta de modificações previstas em relação à capacidade de produção atual, que será aumentada. Isso foi feito para atender às necessidades de demanda do mercado. A informação foi dada pelo diretor de marketing e sustentabilidade da BYD Brasil, Adalberto Maluf.

“Em função da rápida evolução tecnológica no setor solar fotovoltaico, a BYD decidiu investir para ampliar a capacidade de produção local para módulos de maior eficiência, reafirmando, assim, seu compromisso de longo prazo com o mercado nacional e com o desenvolvimento de novas tecnologias no Brasil”, disse Adalberto Maluf.

A BYD afirmou no comunicado que ainda segue com o compromisso de produzir módulos fotovoltaicos no país: “Reforçamos nosso posicionamento e relacionamento com os distribuidores e integradores parceiros do setor e renovamos nossas expectativas no aperfeiçoamento de melhores condições produtivas a fim de atender, cada vez melhor, às necessidades do mercado fotovoltaico brasileiro”.

Não há perspectiva em curto prazo para produção de unidades dos módulos policristalinos P6K e monocristalinos M7K, porém os estoques aumentaram e novos pedidos de compras estão permitidos. Essa medida visa evitar os problemas que a falta dos produtos poderia causar em projetos que ainda passam por negociações ou que estão em fase de aprovação.

Dago New Energy fornecerá toneladas de silício policristalino à Trina Solar

ABB adota sistema de geração solar em nova sede mundial

Projeto social transforma vapor em água potável com uso de energia solar