PL prevê desconto no IPTU para quem instalar placas fotovoltaicas

02/09/21 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Portal GCM Online

O Paraná enfrenta uma das maiores crises hídricas da história. E o bolso do consumidor sofre com as altas na conta de energia por causa disso. Encontrar formas alternativas de ter energia pode ajudar a driblar a crise

E tramita na Câmara Municipal de Maringá um projeto que incentiva o uso de energia solar. O vereador delegado Luiz Alves propôs um projeto que dá desconto no IPTU para contribuintes que instalarem placas fotovoltaicas em casa.

Segundo o vereador, o projeto foi enviado em agosto ao Comdema, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Maringá, que pediu um prazo de três meses para avaliar o projeto, para que então o documento volte aos trâmites do Legislativo.

“O projeto visa possibilitar ao contribuinte uma redução em seu IPTU caso ele utilize em sua residência fontes renováveis de energia, mais especificamente a instalação de painéis fotovoltaicos. O projeto tramita. Passamos por um momento de crise hídrica gravíssimo e não podemos viver a mercê dessa situação, os rios estão esvaziando, precisamos fazer nossa parte, contribuir e incentivar o uso de energia limpa. Cabe ao município incentivar que o consumidor possa usar energia limpa em sua residência”, afirmou.

Esse Projeto de Lei que especifica sobre a energia solar seria incluída em outra lei municipal que já existe, que é o IPTU Verde.

De acordo com o vereador, a definição do percentual de desconto que seria aplicado ainda não foi definido, pois depende do Executivo.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.