Produtores rurais no país investem em energia solar para economizar na conta de luz

06/10/21 | São Paulo

Reportagem publicada pelo AgroMais

Projeto aprovado no Senado pretende incentivar o uso de energia solar no campo

Um projeto que tramita no Congresso Nacional pretende incentivar o uso de energia solar no campo por meio de financiamento habitacional. Além de permitir mais acesso à energia fotovoltaica, a proposta contribui para a sustentabilidade do setor produtivo do país e conta com o apoio de representantes do setor.

Hoje, mais de 750 mil unidades, entre residências, comércios, propriedades rurais e indústrias consomem energia solar por meio de placas fotovoltaicas. Apesar desse número parecer tão expressivo, ele representa menos de 1% do total de unidades consumidoras no país.

De acordo com a vice-presidente de geração distribuída da ABSOLAR, Bárbara Rubim, o Brasil vive uma das piores crises hídricas da história, com a conta de luz subindo mês após mês. Nos primeiros 9 meses deste ano, o aumento foi de mais de 20% na tarifa de energia elétrica, reflexo que foi sentido na cadeia produtiva nacional.

Aprovado no Senado, o Projeto de Lei 2015/2021 incentiva a energia solar por meio do financiamento imobiliário. Pelo projeto, será permitida a inclusão do valor referente à aquisição e a instalação de sistema de energia solar fotovoltaica no financiamento do imóvel para moradia, no âmbito do sistema financeiro da habitação

Pelo texto, a medida pretende permitir a redução do custo de energia elétrica do cidadão comum, que ainda poderá ter seu imóvel valorizado, além de garantir uma energia renovável e limpa. A proposta segue agora para análise na Câmara dos Deputados.