Câmara de Vereadores aprova projeto para uso da energia solar

06/10/21 | São Paulo

Reportagem publicada pela Câmara de Vereadores de Bombinhas

Os vereadores de Bombinhas aprovaram por unanimidade, no último dia 4 de outubro, o Projeto de Resolução Nº 005/2021 que dispõe e estabelece normas para a adoção, incentivo e instalação à microgeração e minigeração de energia fotovoltaica e captação de águas pluviais no prédio da Câmara de Vereadores de Bombinhas.

Energia fotovoltaica é a conversão da energia proveniente do sol em energia elétrica, por meio de placas solares que captam a luz do sol. Uma fonte de energia renovável, inesgotável e menos agressiva para o meio ambiente. A instalação de energia fotovoltaica, além de ser um incentivo para o aproveitamento de energia pura, trará benefícios econômicos e diminuição de custos públicos, já que deve resultar, parcial ou totalmente, na autossuficiência da sede da Câmara Municipal de Bombinhas, em relação às suas demandas.

Quanto a captação de água pluvial e da condensação de aparelhos condicionadores, deverá ser depositada em cisterna, que comporte pelo menos 5 mil litros e deverá ser utilizada nas descargas de vasos sanitários, lavação de veículos, lavação de áreas externas como calçadas e outros fins semelhantes. Essa ação também objetiva a redução de custos e o benefício ao meio ambiente.

O Poder Legislativo deverá adequar sua Sede às diretrizes do projeto do prazo de vinte e quatro meses, e as despesas correrão por conta de dotação orçamentária própria da Casa Legislativa.