Instalação de sistemas de energia solar tem alta de 75% em 10 meses na Grande SP

15/11/21 | São Paulo

Reportagem publicada pelo G1

Levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica indica ainda que investimento neste tipo de energia leva, em média, cinco anos para dar retorno financeiro.

O número de sistemas de energia solar instalados na região metropolitana de São Paulo teve um crescimento de 75% nos primeiros 10 meses deste ano, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

No início de 2021, eram 2.959 instalações em casas e comércios da Grande São Paulo, quantidade que saltou para 5.181 em outubro.

A expectativa da associação do setor é a de que o uso de energia fotovoltaica, gerada através da luz solar, cresça ainda mais nos próximos anos, considerando o cenário de crise hídrica que está previsto para 2022.

Porém, a questão financeira segue como uma barreira para o acesso mais amplo e democrático da população a esse tipo de energia limpa e renovável. De acordo com a vice-presidente da ABSOLAR, um consumidor que opta por investir na produção de energia através da luz solar leva, em média, cinco anos para ter um retorno financeiro, mas, em contrapartida, tem uma fonte pouco poluidora que é capaz de produzir energia elétrica por mais 20 anos.

Árvores solares

O Parque Villa-Lobos, localizado na Zona Oeste da capital paulista conta com quatro “árvores solares” instaladas. Cada uma possui cinco entradas de USB em que carregar celulares ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos que sejam compatíveis.

A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no qual as empresas concessionárias de distribuição de energia precisam cumprir com investimentos em tecnologias que promovam uso eficiente de recursos energéticos (mais rendimento e menos desperdício).

Neste caso, a Enel-SP investiu cerca de R$ 43,6 mil reais em cada uma das 30 árvores solares instaladas na região metropolitana, uma aplicação total de, aproximadamente, R$ 1,3 milhão nessas fontes de energia renováveis.

“É um material mais sustentável do que as placas normais, é como se fosse um upgrade mais sustentável da geração da energia elétrica, através da captação da energia solar”, explica Maurício Gusmão, especialista de Sustentabilidade na Enel-SP.

Em todo o país, apenas 6% da população tem acesso à energia proveniente da luz solar. Somente o estado de São Paulo consome cerca de 13% da produção nacional de energia solar.

VÍDEOS: Veja mais sobre SP e região metropolitana

(Foto: )

Região Metropolitana de SP registra aumento de 75% nos sistemas solares implementados desde o início do ano (Foto: Reprodução/TV Globo)

“Folha” de captação de energia fotovoltaica instalada em parque na Região Metropolitana de SP (Foto: Reprodução/TV Globo)