Programa de energia solar do Governo do Paraná possibilita reduzir custos de produção na área rural

03/01/22 | São Paulo

Click Petróleo e Gás

Como forma de reduzir custos de produção em associação fornecedora de produtos a base de acerola, Governo do Estado do Paraná, em parceria com município, implantará um sistema de energia solar fotovoltaica na sede da associação

Assim como na área urbana, o uso da energia solar também é uma possibilidade de reduzir custos de produção na área rural. Os diretores da Afruhco – Associação de Fruticultores e Hortigranjeiros de Cruzeiro do Oeste, decidiram fazer a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica, que irá abastecer cerca de quatro câmaras frias. Segundo a diretoria da Afruhco, o investimento de R$ 393.288 foram subsidiados pelo Programa Coopera Paraná.

Leia outras noticias relacionadas Mudanças no sistema de energia com o uso de energia solar irão ajudar na redução de custos na produção

De acordo com o presidente da Afruhco, Pedro Marangoni, realizar a instalação do sistema de energia solar fotovoltaico irá diminuir os custos de forma muito significativa. Segundo Marangoni, o projeto realizado pelo Governo do Estado do Paraná está totalmente voltado as necessidades das associações de pequenos agricultores, como forma de ajudá-los em sua manutenção geral.

Além disso, o diretor da Afruhco destacou que a substituição da energia elétrica pela energia solar fotovoltaica irá agregar muito valor na produção orgânica e também na ambiental, algo que irá proporcionar uma visibilidade maior ao que é produzido na associação.

A diretoria da Afruhco tem trabalhado muito para que o número de associados e também de plantio aumentem, para que seja possível atender a alta demanda por frutas. A Afruhco visa também transformar a associação em uma cooperativa, já que a maioria dos associados são agricultores familiares que, inclusive, já registraram produções de mais de 800 toneladas de acerola, em cerca de 70 hectares.

Variedades introduzidas no mercado para melhor atender o consumidor

Devido as reformas realizadas na área rural, a área de plantação nas lavouras diminuiu, fazendo com que a produção diminuísse também. Os associados da Afruhco decidiram, então, introduzir outras variedades que fossem adequadas e que possam atender melhor o mercado consumidor, que tem buscado frutos com maior teor de vitamina C – que é essencial na prevenção e combate aos sintomas gripais, aumentando a imunidade.

Assim que é feita a colheita da acerola, no mesmo dia é feito seu transporte. A acerola colhida sai da área rural onde é cultivada e vai para a sede da associação, onde é armazenada nas câmaras frias.

O diretor da Afruhco informou que a capacidade de armazenamento total é de 100 toneladas. O sistema de energia solar fotovoltaica que será instalado na sede, no Paraná, irá abastecer toda a área da associação, principalmente onde ficam as câmaras frias.

Com projeto do Governo do Estado do Paraná, a associação entrará pra lista das empresas que contribuirão para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente

As faturas de conta elétrica da associação mostraram que, em um ano, o gasto com energia em apenas um mês de entressafra, foi de 393,26. Já no mês da safra, foi de aproximadamente R$ 29.446,43.

O consumo de energia anual chegou a 129.694 kWh, tendo um valor mensal de 10.808 kWh. Com o projeto do Governo do Estado do Paraná, todo esse custo será diminuído. O projeto de instalação do sistema de energia solar fotovoltaica foi idealizado pelos servidores do IDR-Paraná, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.