RS tem potencial para assumir liderança na geração de energia solar distribuída, diz especialista que visita o Estado nesta semana

26/01/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Gaúcha ZH

O jornalista Daniel Giussani colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço

Vice-presidente de geração distribuída da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR, a advogada Bárbara Rubim está com visita marcada para o Rio Grande do Sul. A consultora, que trabalha com análise do setor de elétrico para empresas, governos e investidores, chega ao Estado na quinta-feira (27) e cumprirá uma agenda de dois dias a convite da empresa Espaço Luz, de São Sebastião do Caí.

À coluna, Bárbara analisou o atual cenário de geração de energia solar distribuída no Rio Grande do Sul. De acordo com levantamento recente da ABSOLAR, o Estado é o terceiro maior gerador deste tipo de energia, atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo.

— O Rio Grande do Sul é responsável por 12% de toda a geração própria nacional. A cultura e a busca por soluções mais sustentáveis são aliadas do Estado, estimulando ainda mais a busca pela energia solar pela população. O Rio Grande do Sul possui potencial para assumir a liderança nacional, precisando, para isso, endereçar questões como uma melhor política tributária para o setor — aponta Bárbara.

A geração distribuída é aquela em que a energia elétrica é gerada no local de consumo ou próximo a ele. No caso de geração solar, são, por exemplos, aquelas usinas instaladas nos telhados de casas e empresas.

Na quinta-feira (27), Bárbara fará visita a uma usina solar. Na sexta-feira, ela visitará as instalações da Espaço Luz, empresa de São Sebastião do Caí. Na agenda oficial, ela fará um treinamento no local e, a partir das 11h, participará de uma transmissão ao vivo pelas redes sociais com o CEO da empresa, Alexandre Klassman, para debater assuntos como oportunidades de investimento e modelos de negócios no mercado do setor solar.

Bárbara também é membro da comissão de infraestrutura da OAB Nacional e diretora do Departamento de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A especialista mantém, ainda, perfis em redes sociais onde fala sobre o setor.