“Hospital Aroldo Tourinho deverá receber usina solar fotovoltaica”, comemora Gil Pereira

14/02/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Portal Bem Minas

Ao acompanhar nesta sexta-feira (11/02/22) o governador Romeu Zema (NOVO) em agenda no Norte de MG, com encerramento em Montes Claros, após visitarem juntos na véspera Rio Pardo de Minas, o deputado Gil Pereira (PSD) celebrou as importantes conquistas anunciadas para a área de saúde da região.

Desde 2019, Gil Pereira tem trabalhado com afinco, através inclusive de requerimentos ao governo estadual e à Cemig, para dotar de sistemas próprios de geração de energia solar todas as escolas, santas casas e hospitais do Estado, incluindo os filantrópicos.

O assunto foi abordado durante pronunciamento por Romeu Zema, pois o Hospital Aroldo Tourinho também deverá receber painéis fotovoltaicos, a exemplo da usina solar já instalada no Hospital Universitário da Unimontes (HU), através do Programa de Eficiência Energética, desenvolvido pela Cemig e regulado pela Aneel. “Em sintonia com o contexto atual, que exige economia de recursos e preservação do meio ambiente”, assinalou Gil Pereira.

Requerimentos

“A medida atende diretamente à minha solicitação feita tanto ao governo estadual, quanto à Cemig, através, por exemplo, dos requerimentos 3684/19 e 5760/19, visando à implementação de painéis fotovoltaicos em todas as escolas, santas casas e hospitais do Estado, incluindo os filantrópicos”, ressaltou Gil Pereira, que preside a Comissão das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos, da Assembleia Legislativa.

Também participaram do encontro o provedor do Hospital Aroldo Tourinho, professor Paulo César Almeida, e a secretária de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta.

Empregos e renda no Norte de MG

energia solar fotovoltaica, além de gerar milhares de empregos e renda, especialmente no Norte de Minas Gerais, ajuda a preservar o meio ambiente e garantir aos hospitais e a outras instituições uma importante economia financeira.

“Iniciada há uma década, minha luta para o avanço das energias limpas continua, incluindo a inovação da legislação setorial mineira, através de leis de minha autoria, como a de nº 22.549/17, que isenta do ICMS pequenos e médios sistemas até 5 MW (micro e minigeração distribuída). Neste caso, o objetivo é dotar de energia solar (geração própria) os hospitais e prédios públicos da nossa região, garantindo que todos possam se beneficiar deste vasto potencial”, destacou Gil Pereira.

Sustentabilidade e energia limpa

A geração solar fotovoltaica, limpa e renovável, utiliza a irradiação solar para conversão em energia elétrica, através de placas fotovoltaicas, o que contribui para a diminuição dos impactos ambientais, pois a tecnologia não emite poluentes atmosféricos.

Contribui, ainda, para o desenvolvimento econômico de toda a sociedade, pois estimula o uso de tecnologias mais eficientes e oferece maior dinamismo ao Sistema Interligado Nacional (SIN), reduzindo a dependência em relação à dominante geração hídrica (hidrelétricas), sujeita ao regime anual de chuvas.