Barco movido a energia solar da Ufes participa de campeonato nacional

01/03/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo ES360

O projeto criado dentro da universidade já alcançou o primeiro lugar em rally nacional no ano de 2018; campeonato acontece de 12 a 23 de março

Um projeto de barco movido a energia solar está sendo finalizado por estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e vai participar, pela quarta vez, do Desafio Solar Brasil, campeonato nacional que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 12 e 23 de março.

São cerca de 70 pessoas envolvidas na criação do produto, que faz parte do projeto de extensão do Centro Tecnológico da Ufes chamado de Projeto Solares. Os capixabas participam dessa competição desde 2017, e, logo no ano seguinte, conquistaram o primeiro lugar. A última participação foi em 2020, que ocorreu antes do início da pandemia.

O projeto se divide em áreas de atuação que trabalham em conjunto. Uma parte da equipe é responsável por desenvolver o barco movido a energia solar, justamente para competir no Desafio Solar Brasil anualmente. O barco já disputa na classe catamarã desde 2017.

Outro setor, chamado de On Grid, realiza projetos de divulgação da energia solar, inclusive com a criação do aplicativo Solares On, que simula um sistema fotovoltaico nas casas dos usuários.

Já o Off Grid realiza projetos em tenham como fonte exclusiva a energia solar. Em 2019, a equipe inaugurou, dentro da UFES, a Estação Solares, um quiosque para recarga de aparelhos eletrônicos.

Na área Solar Térmica, a equipe se concentra no desenvolvimento de tecnologias por meio da energia solar. Em 2018 foi criado o Projeto R.U, um estudo de caso de pré-aquecimento da água usada para cozimento e limpeza utilizando energia solar nas instalações do campus da UFES.