Órgãos do estado do Pará investem em energia solar

08/04/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Brasil Energia

Policlínica Metropolitana, Centro de Controle Operacional e Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará adotam o uso da fonte para reduzir impactos ambientais e gerar economia

O governo do Pará vem incentivando a adoção de medidas sustentáveis, como o uso de energia solar nas secretarias e órgãos públicos estaduais. A iniciativa, ao mesmo tempo que reduz impactos ambientais, garante economia aos cofres públicos.

A Policlínica Metropolitana é um dos exemplos, com a instalação, em 2021, do sistema solar fotovoltaico, que permite uma economia de 30%, em média, na conta de energia. A tecnologia permite ainda que o excesso de produção de energia elétrica se converta em crédito do órgão público junto à concessionária.

Em geral, os órgãos públicos estão fechados nos finais de semana, e, ainda assim, os painéis solares continuam gerando energia elétrica, o que acaba sendo acumulado e virando crédito para a instituição.

O Centro de Controle Operacional (CCO), prédio que concentrará os trabalhos do sistema integrado de transporte, do BRT Metropolitano, está com 65% da edificação concluída, e é também exemplo de construções estaduais baseadas em padrões de sustentabilidade.

“Boa parte da energia utilizada pelo prédio em funcionamento será de energia solar. Além disso, haverá coleta da água das chuvas para a utilização de limpeza do prédio e irrigação de plantas, por exemplo”, contou o diretor geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), Eduardo Ribeiro.

Estima-se que o governo do estado economizará, em média, R$ 200 mil, por ano de consumo de energia elétrica no CCO. O projeto atende aos critérios da certificação LEED, Liderança em Energia e Design Ambiental.

Já a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará desenvolve um estudo de viabilidade técnica para ampliar o projeto de captação de energia solar. Atualmente, segundo Marcelo Frota, gerente de Infraestrutura da Santa Casa, são usadas 60 placas solares na Unidade Almir Gabriel (UAG) para pré-aquecimento de água encanada para o banho e higienização dos bebês, o que representa a economia de cerca de 8% da conta de energia elétrica.