Vivo inaugura usina solar em Roraima

19/04/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Brasil Energia

Construída em parceria com a Voltxs Energia, a usina ocupa uma área 2,5 hectares e tem capacidade para produzir 2.278 MWh/ano

A Vivo inaugurou sua primeira usina de geração solar em Roraima. Localizada em Boa Vista, capital do estado, a instalação de geração distribuída de energia foi construída em parceria com a Voltxs Energia, ocupa uma área 2,5 hectares e tem capacidade para produzir 2.278 MWh/ano.

Esta é a segunda usina a serviço da Vivo na região Norte e a 24ª em operação no Brasil – antes dela, a empresa inaugurou em fevereiro usinas solares no Rio Grande do Norte e em Brasília. A produção em Boa Vista é suficiente para atender todo o consumo em baixa tensão das 51 unidades consumidoras da Vivo em Roraima (lojas, antenas e equipamentos de transmissão).


A energia produzida será injetada na rede da concessionária local, a Roraima Energia, e se transformará em créditos de consumo para a empresa. Na etapa de construção, a usina de Boa Vista gerou 45 empregos e na fase de operação, no fim deste mês, serão 10 empregos.

O projeto responderá por 89% do consumo em baixa tensão, atendendo mais de 30 mil unidades da empresa em todo o país e produzir cerca de 711 mil MWh/ano de energia, o suficiente para abastecer todo o consumo de uma cidade de até 320 mil habitantes.

A iniciativa em Roraima integra a estratégia da Vivo para ampliar a produção própria de energia de fontes renováveis. São 85 usinas no programa de geração distribuída da companhia previstas para todo o Brasil.

A Vivo mantém consumo de energia 100% renovável desde novembro de 2018, quando passou de um consumo de 26% de fontes renováveis – obtidas tanto no mercado livre como em geração distribuída – para 100%, por meio da aquisição de I-RECs de fonte eólica para o restante do consumo de energia elétrica.